Pato é convocado e volta à seleção após oito meses para duelo com a Bolívia

Do UOL, em São Paulo*

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Alexandre Pato volta à seleção brasileira após quase oito meses sem ser convocado

    Alexandre Pato volta à seleção brasileira após quase oito meses sem ser convocado

Alexandre Pato está de volta à seleção brasileira. O atacante corintiano é uma das novidades da lista de Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, no sábado, em Santa Cruz de La Sierra. Vale lembrar que apenas jogadores que atuam no Brasil foram chamados, já que o duelo não é em uma data reservada pela Fifa para amistosos.

Outro que voltou a figurar entre os 18 convocados é o meia Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG. Felipão já havia indicado anteriormente que faria um rodízio entre Kaká e Ronaldinho. Como atletas 'estrangeiros' não foram chamados, Gaúcho foi o escolhido. Ele havia sido convocado para o duelo contra a Inglaterra, na reestreia do comandante à frente do time nacional.

Pato não era chamado desde o amistoso contra a Suécia, no dia 15 de agosto do ano passado, pouco após o vice-campeonato olímpico em Londres. Retornar à seleção, aliás, era um dos objetivos dele quando acertou com o Corinthians, em janeiro deste ano.

Osvaldo, um dos destaques do São Paulo até aqui na temporada, também foi lembrado por Felipão. Ele já havia sido chamado para substituir Lucas, lesionado, nos jogos contra Itália e Rússia. Porém, não teve a oportunidade de entrar em campo. 

Uma das ausências é o atacante Fred, do Fluminense, que foi titular nos dois últimos amistosos e marcou contra Itália e Rússia, além de também deixar o dele contra os ingleses. A decisão de deixá-lo de fora faz parte de um acordo de Luiz Felipe Scolari com Fluminense e Grêmio, que farão um jogo decisivo na semana que vem (leia mais aqui).

O técnico disse ter conversado com todos os treinadores que sofrerão algum desfalque pela lista. Até mesmo Muricy Ramalho, que chegou a reclamar publicamente do amistoso, foi contatado e não fez nenhuma queixa, mesmo tendo perdido Neymar e Arouca por alguns dias. 

Paulo Henrique Ganso, que começa a ganhar sequência no São Paulo e surgiu como uma das grandes promessas da seleção para a Copa de 2014, também ficou fora dos relacionados para o duelo. 

Além do retorno de Pato e Ronaldinho, as novidades foram diversas. A começar por Matheus Vidotto, quarto goleiro do Corinthians, que se junta a Jefferson, do Botafogo, na posição. Douglas Santos, do Náutico, e Dória, do Botafogo, são outras "surpresas".

O amistoso contra os bolivianos, às 16h30 (de Brasília), é em homenagem a Kevin Espada, jovem de 14 anos morto ao ser atingido por um sinalizador, durante o duelo entre San Jose e Corinthians, pela Libertadores da América. Por conta disso, CBF e Federação da Bolívia doarão parte da renda da partida para a família do garoto.

*Reportagem de Paulo Passos

Confira os 18 convocados:

GOLEIROS

  • Jefferson (foto) - Botafogo
    Matheus Vidotto - Corinthians

LATERAIS

  • André Santos (foto) - Grêmio
    Douglas Santos - Náutico

ZAGUEIROS

  • Dória - Botafogo
    Dedé (foto) - Vasco
    Réver - Atlético-MG

VOLANTES

  • Paulinho - Corinthians
    Ralf - Corinthians
    Jean (foto) - Fluminense
    Arouca - Santos

MEIAS

  • Ronaldinho (foto) - Atlético-MG
    Jadson - São Paulo

ATACANTES

  • Leandro (foto) - Palmeiras
    Alexandre Pato - Corinthians
    Leandro Damião - Internacional
    Osvaldo - São Paulo
    Neymar - Santos

Alexandre Pato
Alexandre Pato

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos