Goleiro que perdeu medalha para Marin é um dos novatos da seleção

Do UOL, em São Paulo*

  • Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

    Matheus Vidotto, quarto goleiro do Corinthians (à direita), que foi convocado pela primeira vez para a seleção

    Matheus Vidotto, quarto goleiro do Corinthians (à direita), que foi convocado pela primeira vez para a seleção

Sem a possibilidade de convocar jogadores que atuam no exterior, Luiz Felipe Scolari teve de apelar para algumas jovens promessas ao elaborar sua lista para o amistoso contra a Bolívia. Entre as surpresas do treinador está Matheus Vidotto, quarto goleiro do Corinthians que ganhou notoriedade no começo do ano passado, quando viu José Maria Marin, presidente da CBF, pegar sua medalha na premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O episódio ganhou enorme repercussão e aconteceu pouco antes de Marin ascender ao posto de presidente da CBF, à época ainda comandada por Ricardo Teixeira. Na ocasião, o atual mandatário da entidade era um dos responsáveis pela entrega dos prêmios aos jogadores do Corinthians, campeão da Copa São Paulo daquele ano.

A transmissão mostrou, no entanto, Marin colocando uma das medalhas em seu bolso. No fim da premiação, Matheus ficou sem o objeto. Dias depois, ele chegou a classificar o incidente como um "erro" e Marin sempre se irritou quando voltou a ser questionado sobre o assunto. 

O UOL Esporte apurou que a convocação de Matheus foi uma sugestão de Gallo, técnico da seleção sub-20. O episódio envolvendo o presidente da CBF não foi levado em consideração pelo treinador. 

Além de Matheus, Felipão chamou outros três novatos em termos de seleção principal. O mais conhecido deles é Leandro, que teve uma ascensão meteórica nas últimas semanas. Revelação do Grêmio, ele estava sem espaço no clube gaúcho e foi usado como "moeda de troca" na negociação com o Palmeiras que levou Barcos a Porto Alegre. 

No novo clube, ele desencantou. Mesmo só atuando no Campeonato Paulista, ele fez cinco gols em oito partidas e já é o artilheiro da equipe na temporada: "Fico muito feliz com esta primeira convocação para a seleção principal. É um sonho de garoto, que agora está sendo realizado" afirmou o palmeirense por intermédio da assessoria de imprensa.

Os outros dois são Dória e Douglas Santos, jovens que se profissionalizaram há pouco tempo. O primeiro é zagueiro do Botafogo, vem se destacando desde o ano passado e por pouco não foi vendido para a Europa no início de 2013, mas ainda não é titular absoluto da equipe. Nos últimos jogos, ele tem ganhado mais espaço especialmente pela lesão de Antônio Carlos, primeira opção de Oswaldo de Oliveira para o setor. 

O último é lateral esquerdo do Náutico e também é visto como um atleta promissor, mas vive a mesma situação de Dória. Em seu clube, ele ainda disputa posição com Bruno Collaço, ex-Grêmio, que conseguiu fazer uma sequência de jogos neste ano. 

Curiosamente, Leandro, Dória e Douglas Santos chegam à seleção meses depois de uma experiência traumática. Os três compuseram o grupo que foi à Argentina e deu vexame na disputa do Sul-Americano sub-20, sem sequer conquistar vaga no Mundial da categoria. 

*Atualizada às 19h03min, com reportagem de Paulo Passos

GOLEIROS

  • Jefferson (foto) - Botafogo
    Matheus Vidotto - Corinthians

LATERAIS

  • André Santos (foto) - Grêmio
    Douglas Santos - Náutico

ZAGUEIROS

  • Dória - Botafogo
    Dedé (foto) - Vasco
    Rever - Atlético-MG

VOLANTES

  • Paulinho - Corinthians
    Ralf - Corinthians
    Jean (foto) - Fluminense
    Arouca - Santos

MEIAS

  • Ronaldinho (foto) - Atlético-MG
    Jadson - São Paulo

ATACANTES

  • Leandro (foto) - Palmeiras
    Alexandre Pato - Corinthians
    Leandro Damião - Internacional
    Osvaldo - São Paulo
    Neymar - Santos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos