Itaquerão chega a 60% das obras concluídas

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    Obras chegaram a 60% no Itaquerão, novo estádio do Corinthians (Foto de 24.nov.2012)

    Obras chegaram a 60% no Itaquerão, novo estádio do Corinthians (Foto de 24.nov.2012)

Com a colocação do oitavo módulo da estrutura metálica da cobertura do prédio leste, a construtora Odebrecht divulgou que a Arena Corinthians, o Itaquerão, alcançou  60% de conclusão das obras. Os trabalhos seguem com aproximadamente 1.900 operários no canteiro, divididos em três turnos. O estádio de São Paulo será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 e de outras cinco partidas do Mundial. A previsão de entrega do Itaquerão é para dezembro do ano que vem.

Cada módulo da estrutura da cobertura do estádio, com 74 metros de comprimento e 140 toneladas,  foi içado e montado pelo maior guindaste sobre esteiras em operação no Brasil, com uma equipe de 40 homens. O nono e último módulo desse setor deve ser instalado no início de janeiro. Depois disso, o guindaste será colocado na frente do prédio oeste, para iniciar a colocação dos 11 módulos daquele setor.

Obras no Itaquerão
Obras no Itaquerão

De acordo com a construtora, a fabricação das partes pré-moldadas de concreto (pilares e vigas) dos quatro prédios que compõem o estádio já chegou ao fim. Ao todo, são mais de 16 mil peças, grande parte delas fabricadas no próprio canteiro.

Os degraus das arquibancadas inferior e superior do setor leste e oeste já estão assentados e os trabalhos de acabamento das arquibancadas dos setores leste, oeste, sul e norte estão em fase de conclusão. Dois dos túneis que servirão de saídas de emergência nos dias de jogos e shows estão quase concluídos.

Atualmente, são executados serviços de acabamento em vários pontos da obra, a começar pelos banheiros e nos espaços reservados para as concessões de lojas e lanchonetes. Alguns banheiros já estão em fase final de acabamento. Técnicos e operários concentram-se também nos trabalhos de instalação das estruturas metálicas que vão suportar a grande fachada em vidro do prédio principal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos