Belo-horizontinos enfrentam fila para ter acesso ao novo Mineirão e ver show do Jota Quest
Bernardo Lacerda
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Bernardo Lacerda/UOL Esporte
Torcedores começam a trocar ingressos no Mercado Central para inauguração do Mineirão
O primeiro dia da troca de ingressos para a inauguração do Mineirão na próxima sexta-feira foi marcado por enormes filas no Mercado Central, principal posto criado com esse objetivo. Entre as pessoas que aguardavam na fila para trocar um quilo de alimento não perecível por entrada no novo estádio a maioria admitiu que o show da banda mineira Jota Quest, principal atração da festa, atrai mais atenção do que a possibilidade de visitar a parte interna da nova Arena, a segunda a ficar pronta para a Copa do Mundo.
Ministério Público Federal constata falhas de acessibilidade no novo Mineirão
-
Há quatro dias de ser inaugurado, o Mineirão ainda possui irregularidades, principalmente em relação à acessibilidade de pessoas obesas e com mobilidade reduzida. O Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais apontou falhas ao governo do Estado, que recusou-se a assinar termo de ajustamento de conduta (TAC) para adequação das obras, afirmando que "todas elas serão realizadas espontaneamente".
"Sem dúvida que conhecer o Mineirão lá de dentro será bom, mas o show é ainda melhor, vai dar para juntar os dois", disse Ana Maria, de 54 anos, que trocou quatro ingressos a que tinha direito, por quatro quilos de alimentos não perecíveis.
"Consegui trocar para ir na sexta-feira, aproveitar o show que é bom e está barato e ainda poderei conhecer o Mineirão todo novo. Acho que nem me lembro mais como era o antigo", brincou o estudante Arnaldo Roger Souza.
As filas no principal posto de troca em Belo Horizonte se iniciaram ainda antes do meio dia, horário inicial para a comercialização. Por volta das 14h, a aglomeração de pessoas dava volta em torno do Mercado Central. Apesar da grande quantidade de pessoas, de acordo com a administração do local, nenhum tipo de confusão foi registrado.
A fila se estendeu para a rua Santa Catarina, passando pela avenida Amazonas e chegando à rua dos Goitacazes. De acordo com as primeiras informações dos postos de vendas, mais de sete mil ingressos já haviam sido trocados somente para o primeiro dia de evento.
Ao todo, 55 mil pessoas poderão visitar o estádio Mineirão, nos três dias de evento que marcarão a abertura oficial do local. Na sexta-feira, dia do show do Jota Quest, 15 mil ingressos foram colocados para troca.
Obras no Mineirão
A presidente da república Dilma Roussef é esperada para participar do evento, na sexta-feira, juntamente com o senador Aécio Neves; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Para sábado, mais 20 mil ingressos poderão ser trocados, mesma quantidade para domingo.
Curiosamente, o público presente ao Mercado Central atendeu às normas da Polícia Militar e do Governo de Minas Gerais, que proíbiram a entrada no Mineirão na sexta-feira com camisas de clube de futebol, exceto da seleção brasileira e também não desfilaram com as camisas nas filas do posto de troca.
As trocas de ingressos, que também acontecem na Cidade Administrativa, continuarão na quarta e quinta-feiras, das 9h até às 17h. "Vamos torcer que consiga trocar ainda hoje, a fila está enorme. Se não der e não esgotar, amanhã (quarta-feira) cedo vou tentar novamente", disse Francisco Xavier, um dos últimos da fila, que dava volta no quarteirão.