Ministério Público Federal constata falhas de acessibilidade no novo Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Gil Leonardi/Imprensa MG

    Mineirão tem problemas de acessibilidade, de acordo com Ministério Público Federal

    Mineirão tem problemas de acessibilidade, de acordo com Ministério Público Federal

Há quatro dias de ser inaugurado, o Mineirão ainda possui irregularidades, principalmente em relação à acessibilidade de pessoas obesas e com mobilidade reduzida. O Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais apontou falhas ao governo do Estado, que recusou-se a assinar termo de ajustamento de conduta (TAC) para adequação das obras, afirmando que "todas elas serão realizadas espontaneamente".

"Um estádio de futebol moderno deve facilitar, e não dificultar, a vida do cidadão portador de deficiência. Afinal, a política de inclusão social, que fundamenta as adequações arquitetônicas em prédios e construções, também está no cerne da realização de eventos como as Paraolimpíadas", argumentou Silmara Goulart, procuradora regional dos direitos do cidadão.

A perícia técnica do MPF fez vistoria no estádio e constatou problemas como a falta de lugares reservados em quantidade suficiente, nas arquibancadas, para pessoas obesas e com mobilidade reduzida; falta de demarcação no piso dos espaços reservados para cadeirantes e falta de assentos para acompanhantes.

Obras no Mineirão
Obras no Mineirão

Também estão em número reduzidos: guichês acessíveis nas bilheterias, telefones e bebedouros acessíveis, como também indicações de acessibilidade em elevadores, escadas e corrimões. "É inadmissível que um estádio recém-reformado não esteja totalmente adaptado para, no futuro, eventualmente, vir a sediar esse tipo de evento", afirmou Silmara Goulart.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Minas Gerais (Secopa-MG), por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que as obras seguiram toda a legislação, mas afirmou que se forem constatadas irregularidades, realmente, elas serão corrigidas imediatamente.

Além disso, o governo do Estado e a Minas Arena, consórcio responsável pelas obras no estádio, informaram que a questão das arquibancadas já foi resolvida com a reserva de 1% dos assentos para pessoas com deficiência e outros 1% para seus acompanhantes.

O Mineirão será inaugurado na próxima sexta-feira com um show da banda Jota Quest e com a visita guiada de 15 mil pessoas. Os ingressos começam a ser trocados, nesta terça-feira.  Os responsáveis pelas obras sustentaram que, antes disso, serão feitos todos os ajustes necessários, segundo o MPF. Porém, uma nova visita de representantes do Ministério Público Federal e Estadual será realizada nesta terça-feira à tarde para verificar as condições do estádio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos