Copa de 2014 vai gerar aumento de 0,4% no PIB até 2019, diz Ministério do Esporte
Das agências internacionais, no Rio de Janeiro (RJ)
-
AFP PHOTO /VANDERLEI ALMEIDA
Com 70% dos trabalhos concluídos, o Maracanã começará a receber a estrutura da cobertura
De acordo com Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014, vai provocar um aumento de 0,4% no PIB do país até 2019. A declaração foi feita nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, na abertura da Feira de Turismo das Américas.
Segundo Fernandes, a realização do torneio deve injetar R$ 183,2 bilhões de reais na economia brasileira até 2019. Desse valor, 45% seria gerado de maneira direta, como os gastos dos turistas, e o restante de maneira indireta, como a riqueza gerada por estádios em eventos posteriores à Copa do Mundo.
Mascote da Copa-2014
Além da Copa do Mundo de 2014, Fernandes destacou também a importância das Olimpíadas de 2016 para a economia brasileira.
"São os dois maiores eventos esportivos e midiáticos do planeta", disse Fernandes, destacando que o desafio do país será "sensibilizar o mundo para as atrações do país e emocionar por meio das imagens do país".
De acordo com o estudo apresentado por Fernandes, três milhões de brasileiros deverão viajar pelo país em 2014 para acompanhar a Copa do Mundo. Além disso, cerca de 600 mil turistas são esperados durante o evento.