Mano indica que definirá o goleiro titular para Copa até o fim do ano

Bruno Freitas e Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

    Jefferson, Cássio e Diego Alves, goleiros da seleção, se aquecem antes do treino no Morumbi

    Jefferson, Cássio e Diego Alves, goleiros da seleção, se aquecem antes do treino no Morumbi

Do grupo reunido para os amistosos contra África do Sul e China, Mano Menezes conta com goleiros com pouca rodagem na seleção brasileira. Jefferson apresenta cinco jogos na equipe nacional, enquanto que Diego Alves soma apenas dois. Admitindo o caráter especial da posição, o treinador admite a urgência de definir um titular para oferecer a ele currículo até a Copa do Mundo.

O treinador da seleção afirmou nesta quinta-feira que deve definir sua preferência para o gol até o fim deste ano. Contra a África do Sul nesta sexta no Morumbi o titular será Diego Alves, camisa 1 do Valencia.

SANDRO E DANIEL ALVES TREINAM

  • Após tratamento, jogadores participam de treino no Morumbi e irão encarar africanos

Mais adiante em setembro, a seleção encara a segunda edição do Superclássico das Américas, em duas partidas contra a Argentina, em torneio amistoso que não pode contar com convocações de atletas que atuam no exterior. Por isso Jefferson deve voltar a ter oportunidade.

"Cabe a mim mesmo direcionar essa situação nos próximos compromissos da seleção. Entendi que deveria fazer assim no começo, abrir o leque de opções, é uma posição muito delicada. A seleção vem de períodos de titularidade longa com grandes goleiros. Sempre que isso acontece, a substituição é mais complicada", afirmou o treinador, citando na sequência a transição de outras posições com os ex-jogadores Cafu e Roberto Carlos.

"A situação de hoje é diferente. Temos dois compromissos seguintes que não permitem que chame gente de fora. Depois dos jogos com a Argentina, encaminharemos uma decisão mais objetiva", acrescentou Mano.

A posição de goleiro é que viu uma das maiores rotatividades nos dois anos de gestão de Mano à frente da seleção. No único torneio oficial disputado com o time principal, na Copa América de 2011 na Argentina, o titular foi Julio Cesar.

Além de Diego Alves e Jefferson, Mano Menezes conta com Cássio para os amistosos contra África do Sul e China.  O goleiro do Corinthians, que jamais atuou pela seleção principal, treinou a maior parte do tempo como terceira opção durante a semana.

Com Diego Alves previamente escalado como titular, a seleção enfrenta a África do Sul no Morumbi às 15h45 (de Brasília) desta sexta-feira. Na segunda às 22h o time volta a campo para encarar a China, no estádio do Arruda, em Recife
 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos