Seleção fala em futebol ofensivo para lidar com tradição crítica da torcida paulista

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Dado Galdieri/AP

    Seleção brasileira voltará a jogar em São Paulo após quase cinco anos

    Seleção brasileira voltará a jogar em São Paulo após quase cinco anos

A tradição crítica da torcida paulista em relação à seleção brasileira volta a ser testada nesta sexta-feira, quando a equipe de Mano Menezes enfrenta a África do Sul no Morumbi. Ciente das características desta relação, os jogadores reunidos em São Paulo falam em necessidade de bom futebol para conquistar os fãs locais sem turbulências.

O Brasil não joga em São Paulo há pouco mais de um ano. A última experiência havia sido na despedida de Ronaldo, em partida festiva no Pacaembu diante da Romênia. Antes, em 2007, o último jogo "para valer" havia sido na vitória dramática sobre o Uruguai no Morumbi, em compromisso das eliminatórias. Em ambas as oportunidades o time enfrentou cobranças e ouviu vaias.

SELEÇÃO DE NOVATOS

  • Era Mano abre biênio de Copa com apenas oito jogadores com mais de 10 partidas na seleção

"Espero que a torcida esteja do nosso lado. Temos que entrar bem, fazer um jogo bem jogado, para que ela possa apoiar do começo ao fim, e não nos criticar. Tenho certeza de que vai ser um grande jogo", comentou o atacante Hulk.

"Estamos preparados entrar em campo e mostrar um bom futebol, para frente, bonito, aquele que o torcedor quer ver. Ninguém entra em campo para perder, para jogar mal jogo. Queremos reconquistar confiança do torcedor", declarou o meio-campo Lucas.

As partidas da seleção no Morumbi trazem a particularidade de comportamento são-paulino das arquibancadas. Em 1993 Carlos Alberto Parreira ouviu os coros de apoio a Telê Santana em uma partida contra o Equador nas eliminatórias. Anos mais tarde as arquibancadas pediram por Rogério Ceni, jogando pressão sobre o então titular do gol, Julio Cesar.

Mesmo com essa característica de comportamento, o são-paulino Lucas afirma que não deve ter a vida facilitada com a torcida.

"No Morumbi existe essa expectativa, essa responsabilidade. Mas a torcida é do Brasil, não só do São Paulo", relativiza o jogador.

A seleção de Mano Menezes enfrenta a África do Sul nesta sexta-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio do Morumbi em São Paulo. Na segunda a equipe volta a campo às 22h para encarar a China no Arruda, em Recife.

O grupo que se apresentou na noite de segunda-feira no CT da base do São Paulo em Cotia realiza nesta terça o primeiro treino no local. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos