Seleção abre biênio de Copa com apenas oito jogadores com mais de 10 partidas na equipe

Do UOL, em São Paulo

  • Efe

    Daniel Alves e Neymar estão entre os jogadores com mais partidas na atual seleção de Mano

    Daniel Alves e Neymar estão entre os jogadores com mais partidas na atual seleção de Mano

Há pouco menos de um ano, quando participou do anúncio dos indicados ao prêmio Craque do Brasileiro de 2011, Mano Menezes declarou que a fase de testes na seleção estaria encerrada logo após a Olimpíada. Na oportunidade o técnico deu a entender que, a partir desse ponto, se apegaria a uma base bem clara de jogadores até a Copa do Mundo.

COM MAIS DE 10 JOGOS PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

Daniel Alves – 57 jogos
Ramires – 28 jogos
Neymar – 20 jogos
Lucas – 16 jogos
Hulk – 14 jogos
Marcelo – 14 jogos
David Luiz – 13 jogos
Sandro – 13 jogos

Esse início será marcado pelos amistosos dos próximos dias contra África do Sul e China, mas o biênio que termina na Copa de 2014 começa com um grupo com cara de novato, ainda em busca de rodagem pela seleção principal - apenas oito dos 21 jogadores reunidos em São Paulo desde segunda-feira apresentam currículo de mais de dez partidas na equipe nacional.

Neste grupo destacam-se jovens como Neymar, Lucas e David Luiz, alguns dos raros nomes que já conseguiram uma sequência no ciclo que tem Mano Menezes como responsável. Mas se a nota de corte de experiência dentro da seleção for elevada para mais de 20 jogos, por exemplo, apenas Daniel Alves e Ramires, remanescentes do último Mundial, estariam selecionados.  

Espera-se que agora, na arrancada oficial para o Mundial, o grupo consiga uma sequência de partidas que faça sentido de uma forma coletiva. Fora das eliminatórias por ser o anfitrião da Copa, o Brasil se dedica aos amistosos como laboratórios de preparação. 

Assim, com o princípio de feição coletiva para a Copa, o Brasil entra em campo na sexta-feira para encarar a África do Sul no Morumbi, às 15h45 (de Brasília). Na segunda o time enfrenta a China no estádio do Arruda, em Recife, às 22h.

GOLEIROS COM POUCA RODAGEM

Sete jogos. Este é o número combinado de partidas na seleção dos três goleiros convocados por Mano. Jefferson (Botafogo) é o que soma mais partidas, com cinco aparições. Por sua vez, Diego Alves (Valencia) tem dois jogos pela equipe. Cássio (Corinthians) já havia sido convocado antes por Dunga, mas não tem nenhuma partida.

A seleção brasileira vem de vitória sobre a Suécia por 3 a 0 em Estocolmo, dias depois da prata nos Jogos de Londres, quando ainda utilizou uma base olímpica.

FRASE EM 2011

Vemos a Olimpíada como um divisor. Não vejo mais essa realidade de testar jogadores depois de Londres. Penso que vamos seguir apenas com uma base [para a Copa] depois deste período. É assim o planejamento

Mano Menezes, em novembro de 2011, no anúncio dos indicados do prêmio Craque do Brasileirão do último ano

A convocação para os amistosos diante de África do Sul e China trouxe como novidades as presenças do goleiro Cássio e do volante Arouca, jogadores que até então não haviam tido oportunidades com Mano Menezes. A volta do volante Ramires também chama atenção em comparação com listas mais recentes.  

A baixa do elenco para os compromissos em São Paulo e Recife será o zagueiro Thiago Silva [29 partidas pela seleção], que se lesionou durante a última semana em partida de seu clube, o Paris Saint-Germain. 

Depois dos amistosos em São Paulo e Recife a seleção encara a segunda edição do Superclássico das Américas, contra a Argentina, em 19 de setembro (em Goiânia) e 3 de outubro (em Resistencia). No mesmo mês, dia 16, a equipe de Mano Menezes desafia o Japão na Polônia.

A meta de preparação mais imediata aponta para a Copa das Confederações de 2013, no Brasil, em evento teste para o Mundial do ano seguinte. O torneio acontece de 15 a 30 de junho, em seis sedes no país.  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos