Em Manaus, Valcke elogia Arena Amazônia e diz confiar que obras de mobilidade ficarão prontas
Do UOL, em São Paulo
O secretário -geral da Fifa, Jérôme Valcke, que visita nesta terça-feira a cidade de Manaus (AM), uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, elogiou o andamento das obras na Arena Amazônia, que está com praticamente metade dos trabalhos concluídos. Acompanhado pelo membro do COL (Comitê Organizador Local da Copa) Ronaldo Nazário e pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o cartola francês evitou críticas e enalteceu o "trabalho conjunto" de autoridades, Fifa e iniciativa privada na preparação do país para o Mundial.
"Atingimos um nível de cooperação inigualável. Não há nenhum estádio que não esteja bem encaminhado. Tanto o governo quanto o Comitê Organizador e a Fifa estão acompanhando todos os projetos bem de perto", disse Valcke.
Já em relação às obras de mobilidade urbana ede Manaus, uma linha de monotrilho e corredores exclusivos de ônibus, que ainda não saíram do papel e cuja previsão contratual de entrega (monotrilho) é 2015, o secretário da Fifa preferiu não polemizar: "Todas as obras das demais cidades-sede estão no mesmo ritmo. A Fifa se preocupa com a mobilidade urbana, mas estamos na expetativa de que até a Copa tudo esteja pronto", disse.
O otimismo foi acompanhado pelo secretário Luis Fernandes, que afirmou estar "convicto de que o deslocamento das pessoas do aeroporto e de outras áreas da cidade até a Arena da Amazônia será atendido a contento".
A obra do monotrilho, atualmente orçada em R$ 1,55 bilhão (a previsão inicial era de R$ 1,3 bilhão), tinha prazo de entrega previsto para dezembro de 2013. Agora, oficialmente, fala-se em maio de 2014.
Apesar disso, a Ordem de Serviço (OS) para início da obra foi assinada pelo Estado do Amazonas e pelo Consórcio Monotrilho Manaus, composto pelas empresas CR Almeida S.A., Engenharia de Obras Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. em janeiro deste ano. Segundo este documento, as empreiteiras têm 40 meses, a contar da assinatura da OS, para entregar a linha, ou seja, até julho de 2015.