Governo publica imagens das placas de sinalização que serão utilizadas durante a Copa
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Placas de sinalização de destino para a Copa deverão ser em preto com fundo branco
O governo federal divulgou os modelos de placa de sinalização que serão utilizadas nas ruas das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013. São todas bilíngues e, de acordo com as regras que irão reger a sua atualização, não poderão conflitar com as demais placas de trânsito.
-
As placas que serão utilizadas em estacionamentos internos também terão que seguir as mesmas padronizações
A autorização para a instalação das placas foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira. As placas especiais foram uma solicitação do COL (Comitê Organizador Local). O pedido levou em conta a expectativa de que os eventos vão atrair um grande número de turistas estrangeiros às cidades-sedes e municípios vizinhos.
As placas poderão ser usadas em um período específico. Para o Mundial, entre 12 de maio de 2014 e 31 de julho de 2014. Para a Copa das Confederações, entre 15 de maio de 2013 e 15 de julho de 2013. Nos dois casos, a sinalização temporária não pode conflitar com o restante da sinalização viária implantada no mesmo local ou trecho de via.
Por este motivo, as cores utilizadas nessas sinalizações não poderão ter as mesmas cores das placas de orientação de destino permanentes. As peças deverão ter legendas, setas, pictogramas (desenhos), orlas e tarjas inscritos na cor preta sobre fundo branco.
As placas ainda deverão ter legendas escritas em português, seguindo os padrões de tipos, dimensões e espaçamentos de letras e algarismos estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para a sinalização de orientação de destino.
Obras da Copa
Slogan da Copa
Além das placas de sinalização, outros elementos de comunicação da Copa já foram definidos. No fim do mês passado, a Fifa confirmou o slogan do Mundial de 2014. Juntos num só ritmo" será a frase que representará o mundial.
Produzido pela agência de comunicações Aktuell, a campanha foi desenvolvida em parceria pela Rede Globo, responsável por seu vídeo oficial. "O slogan é um convite para que todos os brasileiros se unam e celebrem o imenso sentimento de orgulho pela posição que o nosso país ocupa no cenário global e pelo nosso papel como anfitriões da Copa do Mundo da FIFA 2014", declarou o ministro do Esporte Aldo Rebelo, no evento em que o slogan foi anunciado.