Estações Itaquera e Morumbi fecharão em dia de jogo, diz diretor do Metrô; secretaria desmente
Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
-
UOL
Estação na zona leste seria fechada para evitar riscos gerados pela aglomeração de pessoas
O diretor de planejamento do Metrô de São Paulo, Mauro Biazotti, afirmou na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Morumbi (planejada para entrar em funcionamento em 2015) não irão funcionar nos horários de saída dos jogos de futebol que acontecerem nos estádios do Corinthians (sendo construído ao lado da estação de Itaquera) e do Morumbi.
CRONOGRAMA ESTOURADO
-
O contrato firmado entre o governo do Estado de São Paulo e o consórcio responsável pela construção da Linha 17 do metrô, prevista para fazer a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede CPTM de trens metropolitanos, determina que a obra tem que ser entregue até o dia 27 de junho de 2014, ou seja, 15 dias após o início da Copa do Mundo de 2014.
A linha consta no planejamento do governo brasileiro de preparação para a Copa. LEIA MAIS
O motivo, segundo ele, seria uma recomendação da Polícia Militar de São Paulo, que consideraria que o funcionamento dessas estações nos horários de saída das partidas seria muito perigoso, em virtude da aglomeração de pessoas em número maior do que suportariam as estruturas instaladas.
Atualmente, em São Paulo, estações de metrô próximas a grandes eventos, como a Corrida de São Silvestre, são fechadas nos horários em que receberiam maior número de usuários. A Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos afirma que a medida segue recomendação da PM.
A mesma justifivativa foi dada pelo diretor do Metrô em relação ao suposto fechamento das estações em Itaquera em Morumbi em dias de jogos: "É uma recomendação da Polícia Militar, por questões de segurança, que será respeitada. Antes do jogo, como o fluxo é mais diluído, elas vão estar abertas. Depois, as pessoas vão ter que andar para uma estação antes ou uma depois", disse Mauro Biazotti.
As declarações do diretor, publicadas no jornal Folha de S.Paulo na última sexta-feira, tiveram ampla repercussão em veículos de imprensa e em redes sociais da internet. Procurada por jornalistas que buscavam mais informações sobre o assunto, a assessoria de imprensa do Metrô de SP divulgou, na própria sexta-feira, um desmentido das falas do diretor:
"Diferente do que foi publicado nesta sexta feira, 01/06, no jornal Folha de S. Paulo, a Estação Corínthians-Itaquera não fechará em dias de jogos. Suas dimensões e distância do futuro estádio "Itaquerão" são suficientes para atender com segurança a demanda de usuários prevista para os eventos.
A estratégia de fechamento de estações do Metrô em grandes concentrações, como em eventos na Avenida Paulista, atende a recomendações da Polícia Militar para assegurar a melhor diluição do fluxo de pessoas e garantir a segurança dos usuários."
O UOL Esporte procurou a assessoria de imprensa do Metrô para saber se a informação incorreta teria vindo do jornal ou do diretor de planejamento do Metrô, e para conhecer o tero da recomendação da Polícia Militar. A assessoria de imprensa do órgão explicou que Mauro Biazotti teria sido impreciso em suas declarações. Quanto à recomendação da PM para fechamento das estações, a assessoria do Metrô orientou a reportagem para que procurasse a própria Polícia Militar.
Assim, o UOL Esporte entrou em contato com o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, que informou que o Metrô já tem como procedimento interno a prática de fechar estações próximas a eventos que geram grande aglomeração de pessoas. Afirmou também que nunca emitiu qualquer recomendação ao Metrô para que tal medida fosse tomada. Por fim, disse que a corporação está preparada para garantir a segurança sob quaisquer circunstâncias.