Reforma do Maracanã chega à metade e nova cobertura começa a ser instalada
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
A nova cobertura do Maracanã começou a ser montada a nove menos do prazo de entrega da obra
As primeiras peças do anel de compressão da cobertura do Maracanã começaram a ser colocadas. O estádio está sendo reformado para ser o palco da final da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, serão 60 peças que servirão de sustentação para a cobertura, informa a Odebrecht, empreiteira líder do consórcio que toca a obra.
A nova cobertura foi justificada por um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgado em 2011, que teria constatado que a marquise do Maracanã estava condenada e precisaria ser refeita. A obra adicional elevou de R$ 705 milhões para cerca de R$ 1 bilhão.
De acordo com a medição feita no último dia 30 de abril, o percentual de avanço físico pronto chega a 50%. A instalação dos dutos de ventilação e ar condicionado já começou a tomar forma, assim como a construção das alvenarias dos futuros bares e sanitários do estádio.
O processo de construção das arquibancadas sobrepostas no nível superior também está em andamento. A laje para comportar as 358 vagas de estacionamento interno do estádio começou a ser preparada e no mesmo ritmo estão as lajes dos camarotes localizadas no 2º e 3º pavimentos. No quesito acessibilidade,o túnel norte está pronto e as torres e rampas de acesso estão em processo de construção.
No momento, 20 frentes de trabalho simultâneas executam a obra, que serão concluídas, segundo a Odebrecht, em fevereiro de2013.