Estádio Mané Garrincha inicia etapa de construção da arquibancada superior

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Funcionários começam obras da arquibancada superior do estádio Mané Garrincha em Brasília

    Funcionários começam obras da arquibancada superior do estádio Mané Garrincha em Brasília

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha começou uma nova etapa de obras da Ecoarena, a instalação de peças de concreto pré-moldadas que irão formar a arquibancada superior.

O setor abrigará 39.050 torcedores, mais da metade da capacidade total do estádio, que é de 70 mil pessoas. O processo de fabricação em série dos pré-moldados está sendo realizado em uma central no canteiro de obras, desde dezembro de 2011. A solução agiliza a execução da obra e não gera custos adicionais.

"O pré-moldado é mais rápido porque a peça é executada em uma central de produção e é, apenas, montada no local definitivo. O risco de acidentes para os trabalhadores da obra também é menor, já que eles não precisam se expor em construções no alto", explanou o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça.

A estimativa do projeto é de que sejam colocadas de oito a 10 peças por dia para a arquibancada do Mané Garrincha. As obras do Estádio Nacional de Brasília são uma das mais adiantadas do país, com 56% de sua execução concluída para a Copa do Mundo de 2014.

A arquibancada inferior já está finalizada, a intermediária está 90% concluída e a superior, que é pré-moldada, está com 73% de seu material pré-fabricado na obra e já em processo de instalação.

Obras da Copa
Obras da Copa


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos