Independência tem segunda-feira decisiva com nova vistoria e jogo-teste
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Bernardo Lacerda/Divulgação
Estádio Independência, em BH, terá vistoria e jogo-teste nesta segunda-feira
A segunda-feira será um dia importante para o novo Independência, que será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 25, às 21h30, com o amistoso internacional entre América-MG e Argentino Juniors. Está prevista uma nova vistoria coletiva, que poderá resultar na liberação da capacidade total do estádio, que assim seria confirmado como palco dos segundos jogos da semifinal e também da decisão do título mineiro.
FIQUE POR DENTRO DO INDEPENDÊNCIA
Além dessa vistoria, haverá um jogo simbólico, na noite desta segunda-feira, às 20h, que servirá como teste para alguns quesitos como iluminação, gramado e vestiário, entre outros. De acordo com a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa-MG), caso se verifique a necessidade de correção em algum ponto, isso será feito antes do evento oficial de reabertura do Independência.
De acordo com a Secopa-MG, participarão deste jogo-teste operários, jornalistas e ex-jogadores dos três clubes de Belo Horizonte, que indicaram os nomes aos organizadores. Estão confirmados os ex-zagueiros Célio Lúcio e André Figueiredo, representantes de Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente, além do ex-goleiro Milagres, pelo América-MG, proprietário do estádio.
Até o momento, a reabertura do Independência acontecerá com um público total máximo para 10 mil pessoas. Na semana passada, após analisá-los o Ministério Público aprovou, com restrição, os laudos técnicos dos órgãos responsáveis.
Por isso, a liberação inicial foi somente para 10 mil torcedores, menos da metade da capacidade total, de 25 mil pessoas. De acordo com a Promotoria de Defesa do Consumidor do Estado de Minas Gerais, essa situação vale não apenas para o jogo de reinauguração, mas para todas as partidas que ali serão realizadas, a não ser que os novos laudos que serão gerados pela próxima vistoria, nessa segunda-feira, sejam integralmente aprovados.
Uma dessas situações é a inexistência de câmeras de monitoramento, uma exigência do Estatuto do Torcedor, para estádios com capacidade de público superior a 10 mil pessoas. A instalação desse equipamento de segurança é condição indispensável para a liberação para a capacidade total. Deverão participar dessa nova vistoria, a Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) e Vigilância Sanitária.
Na quarta-feira, a reabertura oficial do Independência acontecerá com o jogo América-MG e Argentino Juniors, às 21h30. O pontapé inicial dessa partida será dado pelo ex-atacante Jair Bala, um dos maiores ídolos da história do América-MG, que completa 100 anos no próximo dia 30. Esse jogo marcará também a despedida oficial do ex-atacante Euller, que deixou de jogar ano passado e que já adiantou sua intenção de começar a carreira de treinador em 2013.