Independência é liberado inicialmente pelo Ministério Público para apenas 10 mil torcedores

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bernardo Lacerda/UOL Esporte

    Independência não teve sua capacidade total liberada pelo Ministério Público, que espera por nova vistoria

    Independência não teve sua capacidade total liberada pelo Ministério Público, que espera por nova vistoria

Após analisar laudos de vistoria do Estádio Independência, apresentados pela Federação Mineira de Futebol e realizados por órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, o Ministério Público limitou em 10 mil lugares a capacidade inicial do novo estádio. Essa situação poderá mudar, ainda para o amistoso entre América-MG e Argentino Juniors, em 25 de abril, função de nova vistoria a ser realizada dois dias antes.

A FMF publicou em seu site oficial o termo de audiência enviado pelo Ministério Público em que considera que os laudos técnicos emitidos pelas autoridades foram aprovados com restrições, o que levou o órgão a fixar em 10 mil lugares, a capacidade liberada em um primeiro momento. O MP condiciona a liberação total – o novo Independência foi planejado para 25 mil pessoas – às novas vistorias e complementação dos laudos.

O laudo da Polícia Militar de Minas Gerais, por exemplo, observou que por não ter monitoramento de câmeras, o estádio não poderá ser liberado para mais do que 10 mil torcedores. No mesmo termo de audiência está previsto uma nova vistoria dois dias antes do primeiro evento a ser realizado no estádio, que é o amistoso internacional do América-MG.

Dessa forma, a expectativa é que sejam feitas intervenções necessárias, como a instalação de câmeras de segurança, para que haja a liberação da capacidade máxima, incluindo seis mil lugares, em que foram detectados problemas de visibilidade e que até a solução definitiva terão ingressos a preços mais baixos.

A inauguração do Independência está confirmada para o próximo dia 25 de abril, quarta-feira da semana que vem, às 21h30, em jogo entre América e Argentino Juniors, que marcará também a despedida oficial do atacante Euller, que parou de jogar ano passado.

A expectativa da Federação Mineira de Futebol é que as segundas partidas das semifinais, nos dias 28 e 29 deste mês, sábado e domingo, sejam disputadas no Independência. No primeiro dia, haveria Atlético e Tupi e, domingo, Cruzeiro e América-MG. Mas, de acordo com o presidente americano, Marcus Salum, isso é uma marcação inicial, que ainda não pode ser confirmada oficialmente.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos