Após 13 dias parados, operários encerram a greve nas obras do Castelão (CE)

Do UOL, em São Paulo*

  • Divulgação/Portal da Copa

    No Castelão, em Fortaleza (CE), 62% do projeto de reforma está concluído; obra é a mais adiantada

    No Castelão, em Fortaleza (CE), 62% do projeto de reforma está concluído; obra é a mais adiantada

Os operários que atuam na reforma do estádio Castelão, em Fortaleza (CE), decidiram encerrar a greve que já durava 13 dias, na manhã desta segunda-feira. Após assembleia realizada hoje, os trabalhadores aceitaram a proposta do consórcio construtor da Arena formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, que dentre outros benefícios, prevê um reajuste salarial entre 11% e 21%, dependendo da atividade exercida na obra.

O secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, acredita que a paralisação não afetará o prazo de entrega do estádio no fim do ano. "Lamento os dias que ficamos parados, mas confio no talento e na determinação dos trabalhadores e das empresas que estão à frente da obra para que a gente possa recuperar qualquer tempo perdido. No momento, também anuncio que as construtoras estão determinadas a cumprir o prazo de dezembro deste ano".

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral (Sintepav-CE), Raimundo Nonato, celebrou as melhorias salariais e os outros benefícios conquistados, como o abono dos dias parados. "Entendemos que em toda greve há ganhos e perdas, aqui no Castelão tivemos muito mais ganhos. Abono dos dias paralisados (2/4 a 15/4) faz a diferença", afirmou durante a assembleia.

Os trabalhadores tiveram reajuste de 150% na cesta básica, passando de R$ 60 para R$ 150, e reajustes que variaram de 21% para servente, 18% para salário de meio oficial, 14% para oficial, qualificado I e II, além de 11% para as demais funções. As horas extras foram fixadas em 60% para dias úteis e 100% nos fins de semana e feriados, sobre a hora paga normalmente.

Obras da Copa
Obras da Copa

Andamento das obras
De acordo com o último relatório do Consórcio Construtor, 62,16% do projeto de reforma do Castelão já foi executado. Das quatro etapas, duas já foram concluídas. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central, considerado o centro de comando de todo o estádio, que está com 48,58% de execução, de acordo com o último relatório. A Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 28,27% de conclusão. O estádio sediará a Copa das Confederações em 2013, além de seis partidas da Copa do Mundo de 2014.

* Com informações do Portal da Copa, do Ministério do Esporte

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos