Com paulistas à frente da CBF, Prefeitura de SP já negocia para ser base da seleção na Copa
Vinicius Konchinski
Do UOL, em Vitória (ES)
-
AFP
O secretário municipal de SP para a Copa de 2014, Gilmar Tadeu, em visita à obra do Itaquerão
Garantida como sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 e de uma das semifinais do torneio, São Paulo já tem novos objetivos para o Mundial. A maior cidade do país quer aproveitar o aumento da influência dos paulista na CBF para tornar-se também cidade-base para a seleção brasileira durante toda a Copa, daqui a dois anos.
LEIA MAIS SOBRE A COPA EM SP
- Banco do Brasil libera R$ 150 milhões para Odebrecht tocar Itaquerão
- BB se recusa a fornecer ao MPF contrato para financiar o Itaquerão
- MPF apura indícios de que Teixeira teria exigido dinheiro público no Itaquerão
- Blog do Perrone: Troca na CBF faz SP sonhar com Copa das Confederações
- Itaquerão terá estátua de São Jorge do tamanho do Cristo Redentor
O secretário municipal para a Copa do Mundo de 2014, Gilmar Tadeu, participou na última sexta-feira de um evento da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) sobre as exigências para centros de treinamentos (CTs) do Mundial, em Vitória (ES). Lá, ele afirmou que está conversando com a CBF para que São Paulo seja a base da seleção no torneio.
“Já iniciamos as conversas”, afirmou o secretário, ao UOL Esporte. “Temos um relacionamento muito bom com a CBF e esperamos conseguir trazer a seleção.”
De acordo com Tadeu, a cidade de São Paulo tem vários centros de treinamento adequados para seleções: o do Corinthians, do São Paulo e do Palmeiras são alguns deles. Ao todo, a cidade pretende inscrever cinco CTs na lista que vai ser fornecida pela Fifa para as seleções que participaram do Mundial em 2014. A cidade espera que um deles seja usado pelo Brasil.
Sobre o CT favorito para receber a seleção, o secretário preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Disse só que a capital paulista tem condições de receber o Brasil em vários locais, assim como outras seleções.
O secretário afirmou também que as negociações com a CBF para basear a seleção em São Paulo na Copa não são recentes. Por isso, ele negou que o assunto tenha relação com a renúncia de Ricardo Teixeira e a chegada de José Maria Marin, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol, à presidência da entidade máxima do futebol nacional. “A relação de São Paulo com a CBF sempre foi boa. Agora, só melhorou”, complementou.
A CBF tem um centro de treinamento próprio em Teresópolis (RJ): a Granja Comary. Tradicionalmente, a seleção sempre fez sua preparação para a Copa do Mundo no local.
Para a Copa do Mundo de 2010, entretanto, a seleção escolheu o CT do Atlético Paranaense, em Curitiba (PR), para fazer o início de sua preparação. Antes de viajar à África do Sul, o Brasil treinou lá por uma semana, sob o comando de Dunga.