O Brasil na Copa

'Futebol-arte' emperra no momento decisivo, e seleção fica sem o título mundial

Brasão do Brasil

Brasil 'Futebol-arte' emperra no momento decisivo, e seleção fica sem o título mundial

Em 1982, o Brasil vivia uma fase de transições. No plano político, a ditadura militar começava a dar lugar à democracia. No futebol, antes subordinado a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), finalmente era criada a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Uma das primeiras medidas da nova entidade foi contratar o técnico Telê Santana, que tinha fama de disciplinador, mas sempre privilegiou os jogadores mais talentosos. Em toda a história das Copas, poucas seleções conseguiram cativar tantos torcedores e críticos como o Brasil em 1982. Bastaram três jogos para que o time de Telê fosse apontado por todos como o principal candidato ao título.

Depois da difícil estreia contra a União Soviética (vitória por 2 a 1, de virada), a seleção engrenou. Com fáceis goleadas nas partidas seguintes (4 a 1 na Escócia, e 4 a 0 na Nova Zelândia) e um futebol deslumbrante, os brasileiros ganharam confiança e prestígio. Zico, Sócrates, Falcão, Júnior, Éder e seus companheiros passaram a ser ídolos assediados pela torcida espanhola.

No primeiro jogo da segunda fase, outra vitória convincente: 3 a 1 sobre a arquirrival Argentina, então campeã mundial, eliminada com o resultado. Ao Brasil, bastaria um empate com a Itália para que a vaga na semifinal estivesse garantida. O clima de euforia no país era enorme. Todos davam como certo o tetracampeonato.

Entretanto, a Itália, que fizera uma péssima primeira fase, estava em ascensão. Marcando com rigor o habilidoso time brasileiro, os italianos souberam aproveitar as falhas da defesa adversária para vencer por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi, o 'carrasco' do futebol-arte.

O Brasil empatou duas vezes o jogo, mas não teve forças para reagir após sofrer o terceiro gol, aos 29min do segundo tempo. Até hoje, o mundo ainda busca uma explicação para a grande zebra deste Mundial.

"Acredito que os jogadores brasileiros tiveram a presunção de que poderiam ganhar da Itália até com alguma facilidade, o que talvez tenha sido um erro tremendo. O time do Brasil deixou a impressão de certa inocência em alguns momentos, ao contrário de nossos jogadores, que têm experiência", comentou o técnico Enzo Bearzot na entrevista coletiva após a vitória.

Mesmo eliminada, a seleção foi recebida com festa em sua volta para casa. Milhares de pessoas recepcionaram os jogadores em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte. Foi o reconhecimento da torcida pelo futebol-arte. "Não esperava tanto carinho", disse um emocionado Telê.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
5
Gols marcados
15
Gols sofridos
6
Cartões amarelos
2
Cartões vermelhos
0
Tempo de espera entre fases
9 dias
  • "Quando a Itália fez o segundo gol, olhei para o Cerezo, que chorava. Fiquei descontrolado, louco de raiva mesmo." Júnior, lateral da seleção, em entrevista logo após a derrota para a Itália

Data Fase Jogos
14/06/1982 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 1 URSS - Bandeira URSS
18/06/1982 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 4 x 1 Escócia - Bandeira Escócia
23/06/1982 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 4 x 0 Nova Zelândia - Bandeira Nova Zelândia
02/07/1982 2ª fase Argentina Argentina - Bandeira 1 x 3 Brasil - Bandeira Brasil
05/07/1982 2ª fase Itália Itália - Bandeira 3 x 2 Brasil - Bandeira Brasil


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos