Local:
Mineirão
Data:
17/06/2013 - 16:00
AO VIVO:
Placar UOL
TV:
Band e Sportv
Taiti x Nigéria
 

Taiti aposta em Guaraná e 'família Etaeta' para evitar papel ridículo contra Nigéria

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em Belo Horizonte
  • EFE/Peter Powell

    Técnico do Taiti, Eddy Etaeta, aposta no sentimento de família para evitar derrota elástica logo na estreia

    Técnico do Taiti, Eddy Etaeta, aposta no sentimento de família para evitar derrota elástica logo na estreia

Com um elenco formado quase que em sua totalidade por jogadores amadores, o Taiti sabe que dificilmente conseguirá evitar uma derrota na partida de estreia na Copa das Confederações, nesta segunda-feira, às 16h, contra a Nigéria, no Mineirão. Ainda assim, a seleção do arquipélago da Oceania tem seus objetivos na partida que marca também sua primeira aparição em um grande torneio de futebol da Fifa.

Com um discurso de paixão pelo futebol e honra ao país, os taitianos assumem que a missão na partida de estreia é evitar um papel ridículo contra uma equipe muito superior. E, para isso, a seleção amadora conta com a força do Guaraná, bebida favorita desde que chegaram para o torneio, e a união em torno da "Família Etaeta"

"É bom que nos dê uma força para o jogo. Nós gostamos muito do Guaraná. Já é o nosso favorito desde que chegamos. O técnico até pediu para darmos uma segurada. Estamos bebendo muito mesmo", contou Marama Vahirua, único jogador profissional da seleção.

E se o técnico pediu, todos devem seguir o conselho. Até porque trata-se de uma relação muito mais íntima do que simplesmente a ligação de comandados e comandante. Eddy Etaeta é como se fosse um pai para muitos, e admitiu que irá se inspirar na Família Scolari - como foi batizada a seleção brasileira campeã do mundo em 2002 - para ter o mínimo de sucesso.

"Essa família também existe aqui. Todos os dias, durante o treino, vários destes jogadores me chamam de pai e eu tenho muito orgulho disso. E isso não é por acaso. Tenho nove atletas aqui que começaram comigo quando tinha cerca de 10, 12 anos. E hoje, 13 anos depois, estão nesta seleção. Criamos um sentimento muito forte", disse o técnico.

Do outro lado, porém, o clima não é dos mais familiares. Envolvidos na recente polêmica sobre a premiação paga pela federação que atrasou até mesmo a chegada ao Brasil, os jogadores da Nigéria tentam superar o tumulto nos bastidores para alcançarem o objetivo de começar bem na Copa das Confederações.

Mesmo sendo os pivôs da confusão, os jogadores garantem estar concentrados no torneio. Para isso, a polêmica por premiações virou assunto proibido.

"Estamos pensando apenas em torneio. Isso passou. Tem que passar. Podemos até comentar o assunto depois da Copa das Confederações, mas no momento, não. Só queremos saber do Taiti e de buscar uma boa vitória neste primeiro jogo", resumiu o goleiro Vincent Enyeama, jogador mais experiente da delegação e que serviu como um porta-voz dos atletas.

E com todo o imbróglio dos últimos dias, a Nigéria acabou ganhando outro problema. Como o desembarque programado para a última quinta-feira só ocorreu na madrugada de domingo, a equipe chegou cansada a Belo Horizonte e sabe que esse fator pode comprometer em parte a atuação na estreia.

O jogo entre Nigéria e Taiti marca o encerramento da primeira rodada da Copa das Confederações. Nos outros jogos, o Brasil venceu o Japão, a Itália superou o México e a Espanha ganhou do Uruguai.

Na segunda rodada, a Nigéria encara a Uruguai, enquanto o Taiti enfrenta a Espanha. Ambas as partidas acontecem no próximo dia 20.

Frases Pré-Jogo

Sabemos que eles são muito melhores e que existe uma grande diferença entre as equipes, mas vamos entrar como leões e mostrar que nosso país tem um papel a cumprir. Não queremos ser ridículos

Marama Vahirua,
Atacante do Taiti

É bom saber que eles [Taiti] virão como leões, pois nós lutaremos como tigres, então. O único problema, então, é que o gramado vai sofrer um pouco com isso. [risos] Vamos jogar e lutar para sermos vitoriosos

Stephen Kesh,
Técnico da Nigéria

Escalação

Taiti 4-4-2 Técnico: Eddy Etaeta Nigéria 4-4-2 Técnico: Stephen Keshi
Xavier Samin Enyeama
Vincent Simon Omeruo
Teheivarii Ludivion Oboabona
Nicolas Vallar Efe Ambrose
Yannick Vero Uwa Echiejile
Henri Caroine Oduamadi
Heimano Bourebare Onazi
Jonathan Tehau Sunday Mba
Lorenzo Tehau Mikel
Steevy Chong Hue Musa
Vahirua Ujah

Ficha Técnica

Copa das Confederações 2013 - Grupo B Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Data: 17/06/2013 - 16:00 Assistentes:
William Torres e Juan Zumba (El Salvador)
Local: Mineirão

Palpites para o Jogo

Bolão UOL Participe!
Taiti Taiti x Nigéria Nigéria
x%
x%
*empate: x%*total de previsões: x
Confira as previsões de todos os jogos
Classificação - Grupo B
PG GP S
1 Espanha 9 15 14
2 Uruguai 6 11 8
3 Nigéria 3 7 1
4 Taiti 0 1 -23

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos