Branco, técnico do Maláui acusa treinador da Nigéria de racismo
Do UOL, em São Paulo
-
PIUS UTOMI EKPEI / AFP
Técnico da Ngéria, Stephen Keshi, foi acusado de racismo contra companheiro de profissão
Um caso de racismo um pouco diferente tomou conta do futebol nesta sexta-feira. Ao contrário do que normalmente ocorre no mundo esportivo, o técnico do Maláui, Tom Saintfiet, que é branco, acusou o treinador da seleção nigeriana, Stephen Keshi, de racismo e prometeu acionar a Fifa para resolver a questão.
"É um branco que deveria voltar para a Bélgica", teria dito o comandante da Nigéria, garante Saintfiet em entrevista à BBC. "É inaceitável que qualquer pessoa diga palavras como essas. É um claro ato de racismo. É 100% certeza que meus advogados farão uma reclamação formal na Fifa."
O caso teria acontecido após o treinador do Maláui pedir para o time não atuar na cidade de Calabar, na Nigéria, por questões de segurança. As duas seleções se enfrentam no dia 7 de setembro pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo. A atitude revoltou o técnico nigeriano, que teria insultado o colega de profissão.
"As autoridades do Reino Unido já disseram que não é uma área recomendada para viagens", comentou Saintfiet.
Líder do grupo, a Nigéria possui 9 pontos. Já o Maláui tem 7. Vale destacar que apenas o primeiro de cada chave se classifica para a próxima fase.