AFP / ANP MARCO DE SWART

Torcedores holandeses se reúnem para receber a seleção em Amsterdã

13/07/2010 - 09h34

Holandeses fazem festa para receber os vice-campeões mundiais

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção holandesa que ficou em segundo lugar na Copa do Mundo da África do Sul foi recebida nesta terça-feira pelas autoridades do país e pelo povo nas ruas, no dia em que Amsterdã parou para prestigiar os jogadores vice-campeões mundiais na volta para casa.

Na verdade, eles desembarcaram na segunda-feira, embora toda agenda da recepção já tivesse sido esquematizada para terça. As autoridades locais de Amsterdã esperaram um milhão de pessoas nas ruas para celebrar o vice, número que não se concretizou, segundo o jornal De Telegraaf.

Antes da festa, o técnico Bert van Marwijk e o capitão Giovanni van Bronckhorst receberam o título de Cavaleiros da Ordem de Orange-Nassau do primeiro-ministro Jan Peter Balkenende, em Haia. Depois, o time foi conduzido até o Palácio de Noordeinde, para se encontrar com a rainha Beatriz.

"A Holanda está orgulhosa da Laranja", disse o governante em sua residência oficial em Haia, onde recebeu a equipe para tomar café e comer bolo com glacê na cor laranja, usando uma gravata da mesma cor.

"Foi um grupo disciplinado que tinha uma missão, uma fonte de inspiração para todos. Ficamos muito perto e ao mesmo tempo muito longe do triunfo. A imagem do gol da Espanha sempre ficará gravada em nossa retina. Não esperemos outros 32 anos para chegarmos a uma final de um Mundial, a revanche nos espera", acrescentou o primeiro-ministro.

Em seguida, a delegação holandesa voltou a Amsterdã a bordo de um helicóptero da Força Aérea Holandesa para um passeio nos canais da cidade, que ficaram lotados de fãs vestidos de laranja. Alguns, mais empolgados, chegaram a se jogar na água, apesar dos alertas das autoridades sobre a poluição.

O desfile da seleção holandesa terminou na praça do museu, local no centro de Amsterdã que foi o ponto de encontro dos torcedores durante os jogos da Copa, que foram transmitidos em um telão. Toda essa festa já estava programada antes mesmo da derrota por 1 a 0 na final contra a Espanha.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host