![]() Soccer City iluminado na hora do show encerra a Copa com ares de festa olímpica |
A Fifa, mais uma vez, abusou de projetores, luzes e artistas de peso em sua festa oficial. Como já havia feito na abertura, a entidade encerra a Copa do Mundo com uma cerimônia maior e com mais cara de show que as anteriores. Nelson Mandela, que tem 91 anos e só confirmou sua presença na manhã deste domingo, fechou o evento com chave de ouro, acenando e sorrindo para a arquibancada e as câmeras.
A colombiana Shakira mais uma vez foi a principal estrela musical da festa da Fifa, repetindo Copa-06
Nelson Mandela, com uma rápida aparição no fim, emocionou o estádio Soccer City mesmo sem falar
Shakira, estrela em 2006 e antes do pontapé inicial da África do Sul, abriu a festa cantando “Waka Waka”, pela bilionésima vez nesta Copa . O Soccer City ainda foi palco de inúmeras projeções em vídeo no gramado. Protegido por um tecido, o campo que receberá Espanha e Holanda virou um telão gigantesco, que reproduziu desde o mapa sul-africano até as bandeiras dos países participantes, passando por manchetes e imagens da competição.
A produção não é comum em Copas do Mundo. Tradicionalmente, o torneio evita dividir a atenção com a final propriamente dita. O show nas festas é mais característico das Olimpíadas, sobretudo porque a competição poliesportiva não conta com um evento principal que concentre as atenções, ao contrário do torneio de futebol.
A cerimônia estendida, porém, dá mais glamour à Copa do Mundo e aumenta, por exemplo, o tempo de exposição em televisões mundo afora. Ciente disso, a África do Sul não poupou recursos para fazer uma festa tecnológica.
Os efeitos especiais roubaram a cena. Em um primeiro momento, a manchete de um jornal é rasgada para dar lugar às imagens de jogos. Logo depois, uma quantidade de água fictícia é sugada do gramado. Supostos músicos, então, invadem o espaço e tocam instrumentos gigantescos.
A imagem aérea mostra, no entanto, que a apresentação só é possível graças à coreografia que combina imagens de tambores e teclados com movimentos de “músicos” no vazio e o som dos auto-falantes.
No fim, Mandela foi a cereja do bolo. Depois de muita especulação sobre a sua presença ou não na final, e reclamações da família de que a Fifa estaria exercendo uma pressão exagerada, Mandela entrou no gramado do Soccer City a bordo de um carrinho e foi aclamado pela multidão que lota o estádio.
A cerimônia foi vista pela rainha Sofia, da Espanha, e o príncipe Willem-Alexander, da Holanda. Os atores Morgan Freeman e Charlize Theron também estavam no estádio, além do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e outros presidentes de países africanos.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito