18/06/2010 - 17h50

Gols decisivos na Copa turbinam Twitter, mas ainda não superam recorde da final da NBA

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • A baleia que indica que o Twitter está fora do ar nunca apareceu tanto na história do microblog. O mês da Copa do Mundo tem sido o pior da história do site, que já ficou mais de seis horas fora do ar. Gols mais importantes do Mundial tem gerado quase três mil participações por segundo.

    A baleia que indica que o Twitter está fora do ar nunca apareceu tanto na história do microblog. O mês da Copa do Mundo tem sido o pior da história do site, que já ficou mais de seis horas fora do ar. Gols mais importantes do Mundial tem gerado quase três mil participações por segundo.

A Copa do Mundo tem aumentado de maneira significativa a participação dos usuários no Twitter. A cada gol importante anotado na competição, o fluxo de tweets no microblog praticamente quadruplica. Logo após o primeiro gol do Brasil contra a Coréia do Norte, por exemplo, a média de 750 tweets por segundo decolou para 2.940. Entretanto, nenhum gol do Mundial conseguiu superar a final da NBA, que na última quinta-feira  estabeleceu o recorde histórico de 3.085 tweets.

O gol do Japão contra Camarões foi o mais repercutido no microblog, gerando uma avalanche de 2.940 tweets por segundo. O gol de Rafa Marques contra a África do Sul, na abertura da Copa do Mundo, está em terceiro na lista de participações dos usuários, gerando 2,704 "tuitadas" por segundo.

Apesar da popularidade mundial da modalidade, o futebol da Copa do Mundo ainda não superou o basquete da NBA. O sétimo e decisivo jogo entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers, na última quinta-feira, alcançou 3.085 tweets, um recorde histórico.

O fluxo gigantesco promovido pelas partidas do Mundial da África do Sul tem gerado constantes quedas no site do Twitter. Segundo o blog do site, o “tsunami” de participações durante a competição era previsto e uma série de medidas foi adotada para contê-lo. Ainda assim não foi possível evitar que o site saísse do ar diversas vezes.

Ainda de acordo com o blog do site, a última semana registrou o pior período para o Twitter. Ao longo deste mês de junho, o site já esteve fora do ar por seis horas e 21 minutos, quase quatro vezes mais tempo que todo o mês de maio (uma hora e 40 minutos).

O blog avisa também que as próximas duas semanas serão dedicadas à manutenção do sistema para tentar conter o enorme fluxo do Mundial. A tendência, entretanto, é que a invasão de baleias (animal que surge na tela sempre que o site está fora doa ar) continue, uma vez que a Copa do Mundo está apenas na sua primeira fase.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host