AP Photo/Keystone/Patrick B. Kraemer

Lucas Barrios comemora gol do Paraguai sobre a Grécia em amistoso na Suíça

02/06/2010 - 15h26

Convincente, Paraguai vence Grécia com gol de 'argentino' Barrios

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Paraguai venceu por 2 a 0 a Grécia no amistoso disputado na tarde desta quarta-feira em Wintherthur, na Suíça, parte da preparação das equipes para a Copa do Mundo. Ambos os gols foram marcados ainda no primeiro tempo, por Enrique Vera e pelo argentino recém-naturalizado paraguaio Lucas Barrios, que marcou seu terceiro gol em três partidas.

Os paraguaios vinham de outros três amistosos desde que seu elenco começou a se reunir para o Mundial. Na última partida, empataram com a Costa do Marfim por 2 a 2, depois de terem perdido para a Irlanda por 2 a 1. Em seu primeiro teste, passaram por 1 a 0 pela Coreia do Norte, mesmo adversário da Grécia em seu único amistoso realizado até agora, o qual terminou em empate por 2 a 2.

Nos minutos iniciais da partida, as ações ficaram mais concentradas no meio-campo e nas intermediárias, com os dois times se estudando e se preocupando em marcar, ainda que o Paraguai se mostrasse num jogo mais coletivo, eficiente na troca de bolas e chegasse mais à frente do que os gregos.

De maneira que, aos 8 minutos, em jogada de escanteio, o atacante Roque Santa Cruz cabeceou e venceu o goleiro Tzorvas, mas não o zagueiro Seitaridis, que tirou a bola em cima da linha.

Trinta segundos depois, em sua quarta incursão ao campo de ataque, o Paraguai abriu o placar. Os sul-americanos contra-atacaram e, pela esquerda, Riveros deu um belo chute por cima do goleiro, que no entanto foi parar na trave do lado oposto. No rebote, dois paraguaios estavam livres. Um deles era Enrique Vera, que só empurrou para a rede, quase em cima da linha.

Também de rebote saiu o segundo gol paraguaio, aos 24 minutos. Cristian Riveros recebeu passe em profundidade pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Roque Santa Cruz cabeceou livre. O goleiro Tzorvas bloqueou mas não segurou a bola, que veio no jeito para Lucas Barrios encher seu pé esquerdo e ampliar a contagem. Foi o terceiro gol de Barrios em sua terceira partida pela seleção – o atleta nasceu na Argentina, mas se naturalizou paraguaio para jogar a Copa.

Na segunda metade da etapa inicial, após sofrer dois gols de contra-ataque, a Grécia passou a marcar melhor e começou a chegar mais vezes ao ataque. Aos 33, Sotiris Ninis recebeu passe ao se infiltrar na área e, cara a cara com o goleiro, chutou fraco para defesa de Villar. Em seguida, Katsouranis e duas vezes Samaras arriscaram, mas não provocaram um perigo real à meta paraguaia.

A etapa complementar começou em relativo equilíbrio, ainda que o Paraguai tenha mostrado mais perigo em suas chegadas à área adversária do que os gregos, que não chegavam a ameaçar de fato a bem postada e segura linha defensiva sul-americana.

Aos 8 minutos, Santa Cruz por pouco não aumentou a vantagem quando esteve prestes a aproveitar um vacilo da defesa dentro da pequena área. Mas antes que, livre, pudesse completar para as redes, Papadopoulos chegou rasgando e evitou o gol.

Dez minutos depois, Edgar Barreto perdeu uma chance clara. Benítez fez bela jogada pela esquerda e, após driblar um defensor grego já quase na linha de fundo, tocou para trás e Barreto, de frente ao goleiro, chutou fraco e permitiu a defesa de Tzorvas.

No restante da partida, com o resultado já construído, o Paraguai procurou trabalhar aspectos mais táticos e aprimorar a posse de bola, que vez ou outra se transformava numa jogada mais ofensiva, sem sucesso.

Já a Grécia se mostrava pouco inspirada para reverter o placar. Apostando mais em eventuais jogadas individuais e lances aéreos, como já haviam feito no empate contra a fraca Coreia do Norte, os gregos não forçaram o arqueiro Justo Villar a fazer uma defesa difícil sequer.

O que indica que a Grécia terá dificuldades para se classificar no Grupo B, onde estão ainda Argentina, Nigéria e Coreia do Sul, com quem estreiam no dia 12 de junho. Já os paraguaios estão no Grupo F ao lado de Itália, Nova Zelândia e Eslováquia – têm logo de cara o desafio de bater a Azzurra no dia 14.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host