Top 5 - Jogadores da Copa com histórias de fazer chorar

As histórias de superação não são inéditas no futebol, mas algumas ainda surpreendem. Mesmo em eventos cercados de pompa, como a Copa do Mundo, atletas de origens diversas ostentam currículos de percalços nada invejáveis.

As histórias vão de dramas familiares a doenças que ficaram para trás. Hoje, todos eles se preparam para a disputa da Copa do Mundo na África do Sul, com os problemas superados.

Conheça cinco jogadores da Copa com histórias de fazer chorar:

Wilson Palacios

Getty Images

Depois de cinco anos jogando no clube perto de sua casa, o hondurenho mudou-se para o Birmingham, da Inglaterra. O furor causado pela transferência dominou a imprensa, que divulgou seu salário. Em busca de um resgate, bandidos sequestraram Edwin Palacios, seu irmão. Desesperado, o meia chegou a pagar o resgate, mas a quadrilha não liberou o refém, permitindo apenas o contato telefônico. O drama que começou em outubro de 2007 teve um desfecho trágico em maio de 2009, quando o corpo de Edwin foi encontrado. Wilson pensou em se aposentar, mas foi demovido da ideia por familiares.

LEIA A HISTÓRIA COMPLETA DO JOGADOR HONDURENHO

CONHEÇA A HISTÓRIA DE YEARWOOD, ÍDOLO HISTÓRICO DO PAÍS


Didier Zokora

Jamie McDonald/Getty Images

Quando tinha 13 anos, Didier entrou, junto com seu irmão Armando, para a conceituada academia do Asec Mimosas, que revelou a maior parte dos craques do país africano. Felizes, os dois foram comemoram o feito em uma praia. Só que Armando, que não sabia nadar, morreu afogado, e o irmão nada pôde fazer para salvá-lo. O jogador, ao contrário do que se poderia imaginar, superou o trauma trabalhando forte no futebol. Mais velho, ele ainda reviveu o fato quando seu irmão mais novo, Arnaud, entrou para a mesma academia, enquanto Didier já faz sucesso na Europa.

SAIBA TUDO SOBRE O MEIO-CAMPISTA DA COSTA DO MARFIM

DROGBA É UM DOS CRAQUES DA COPA; ENTENDA O PORQUÊ


Carlos Salcido

Getty Images

Como diversos outros jovens pobres da América Latina, Carlos Salcido cresceu com a ideia de que morar nos Estados Unidos seria a solução para os seus problemas. Ainda adolescente, o hoje meia da seleção mexicana tentou cruzar a fronteira ilegalmente em três oportunidades. Em todas, acabou sendo deportado para o seu país natal. Aos 20 anos, sem nunca ter pensado em uma carreira futebolística, ele foi participar de um jogo no qual estariam presentes olheiros do Chivas Guadalajara. Daí em diante, a carreira do meia se consolidou, e ele abandonou a ideia de tornar-se um imigrante.

CONHEÇA TAMBÉM CUAUTEMOCH BLANCO, QUE JOGARÁ A 3ª COPA

RELEMBRE LUIS HERNANDEZ, MEXICANO COM MAIS GOLS EM COPAS


Alex Song

Valerio Pennicino/Getty Images

O camaronês mudou-se para a França pouco depois de completar três anos. O motivo? A morte de seu pai, que abalou a família e forçou a mudança. Alex cresceu com o primo, Rigobert Song, atual capitão e um dos jogadores mais longevos da seleção africana, que foi seu segundo pai. Com o apadrinhamento, o hoje atleta superou o trauma de infância e transformou-se em jogador, começando pelo Bastia, da França. Talentoso, o meia logo chamou a atenção do poderoso Arsenal, onde Alex Song está até hoje. Agora, ele vai disputar a sua primeira Copa do Mundo pela seleção de seu país natal.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE RIGOBERT SONG, LENDA E 2º "PAI" DE ALEX

APÓS FARPA COM MILLA, ETO'O É EXPULSO EM AMISTOSO PRÉ-COPA


Tim Howard

Jonathan Daniel/Getty Images

Interessado em esportes em geral, inclusive o basquete, o goleiro norte-americano descobriu desde cedo que tinha um problema médico, a síndrome de Tourette. A doença força o portador a repetir movimentos involuntariamente, como um tique, o que atrapalhava o dia-a-dia de Howard. Devidamente tratado e medicado, ele pode iniciar sua carreira sem maiores problemas, e hoje é um dos pilares do time. Pelo problema, Howard aproximou-se da religião, e hoje compõe o Campus Crusade for Christ, organização evangélica que funciona como uma espécie de "Atletas de Cristo" dos Estados Unidos.

DESCUBRA MAIS SOBRE A CARREIRA DO GOLEIRO NORTE-AMERICANO

FUTEBOL NÃO É UM DOS 3 MAIORES ESPORTES DOS EUA; SAIBA MAIS


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host