24/05/2010 - 17h25

Rival do Brasil, Portugal frustra torcida e fica no 0 a 0 com Cabo Verde

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os torcedores portugueses se decepcionaram nesta segunda-feira. Jogando em Covilhã, os Tugas sentiram muitas dificuldades para criar chances de perigo contra a frágil seleção de Cabo Verde. Adversária do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, a equipe comandada por Carlos Queiroz não foi além de um frustrante empate sem gols com um rival de pouca tradição.

No único confronto até então entre as duas equipes, Portugal goleou Cabo Verde por 4 a 1, em amistoso disputado em maio de 2006. No entanto, os portugueses não repetiram a mesma atuação nesta segunda-feira.

Para a partida, a principal novidade foi a escalação de Fábio Coentrão entre os titulares. Desde o início, os portugueses tomaram conta das ações e pressionaram o rival. Logo aos três minutos de jogo, Cristiano Ronaldo levou perigo em uma cobrança de falta.

Aos 18min, os Tugas tiveram uma boa chance em chute de Pedro Mendes de fora da área; o goleiro Fock espalmou. Liedson tentou em uma cabeçada aos 26min, mas mandou para fora. Embora Portugal fosse superior em campo, encontrava dificuldades para acertar suas finalizações.

A melhor oportunidade do primeiro tempo saiu aos 31min. Deco tocou de calcanhar para Nani chutar rasteiro e Fock desviar pela linha de fundo. Pedro Mendes e Miguel Veloso chutaram por cima, aos 35min e aos 39min, respectivamente.

Para a segunda etapa, o treinador Carlos Queiroz fez duas mudanças: Raúl Meireles e Hugo Almeida entraram nos lugares de Migeul Veloso e Liedson, respectivamente. No entanto, os Tugas continuavam com problemas para ultrapassar a defesa de Cabo Verde.

Tímida no ataque, a seleção portuguesa acordou em duas jogadas de Cristiano Ronaldo. Aos 17min, ele chutou forte de fora da área e Fock espalmou; no minuto seguinte, em lance pela esquerda, o atacante acertou a rede pelo lado de fora. Pouco inspirados, os portugueses ainda viram Cabo Verde se arriscar no ataque.

Na Copa do Mundo, Portugal está no grupo G ao lado de Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte. A equipe estreia no Mundial em 15 de junho contra os marfinenses. Portugueses e brasileiros se enfrentam dez dias depois.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host