Katlego Mphela foi o destaque da partida ao marcar dois gols
A seleção da África do Sul, treinada pelo técnico Carlos Alberto Parreira, finalmente conseguiu superar sua série de partidas com fraco poder ofensivo e venceu a Tailândia por 4 a 0 em amistoso disputado neste domingo em Nelspruit. É a maior goleada da Bafana Bafana em sua história, junto do 4 a 0 sobre o Chade em 2007.
Trata-se também da primeira partida da série que a África do Sul fará em casa antes do início do Mundial, em 11 de junho, o que motivou cerca de 30.000 torcedores a tocar suas vuvuzelas para receber a equipe.
Os Bafana Bafana abriram o placar aos 22 minutos com um gol de falta de Siphiwe Tshabalala, que quase ampliou o resultado em seguida com um chute de fora da área defendido pelo goleiro Kawin Thamasatchanan.
Ainda no primeiro tempo, Katlego Mphela marcou por duas vezes, levando a torcida ao delírio. Primeiro, em jogada de escanteio, o atacante aproveitou um desvio de Bongani Khumalo para empurrar para o fundo do gol. Três minutos depois, numa boa troca de passes, Teko Modise deixou Mphela em boas condições, e o avançado do Mamelodi Sundowns não desperdiçou.
O companheiro de ataque de Mphela era o pequeno Surprise Moriri, que perdia uma chance atrás da outra de ampliar a conta.
No segundo tempo, a África do Sul continuou pressionando. Mphela quase marcou por mais três vezes, e o veterano Nomvethe, que entrara no lugar de Surprise Moriri, marcou um gol na mais bela jogada sul-africana de toda a partida. Mas o tento foi anulado – o assistente marcou posição irregular de Siboniso Gaxa.
O quarto gol só foi sair nos acréscimos com Bernard Parker, que recebeu passe em profundidade e tocou na saída do goleiro tailandês.
“Foi um jogo importante, já que foi o primeiro em nossa casa depois de nossos estágios de treinamento no Brasil e na Alemanha. Eu estava querendo ver resultado e boa performance, e pude observar diversas coisas positivas”, disse Parreira após o confronto.
O Estádio Mbombela, que receberá quatro partidas da Copa do Mundo, foi estreado somente nesta partida. As condições do gramado no início de 2010 eram péssimas e causavam preocupação na organização, que após o confronto deste domingo deve ter ficado mais aliviada após a avaliação positiva dos jogadores.
Apesar disso, as obras ainda estão em andamento: o estádio ainda não tem a disposição sua área de imprensa nem os camarotes, e tampouco os entornos da arena estão terminados.
Antes de sua estreia no Mundial contra o México no dia 11 de junho, a África do Sul fará amistosos contra Bulgária (24 de maio), Colômbia (27 de maio) e Dinamarca no dia 5 de junho, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito