16/05/2010 - 14h55

África do Sul 'deslancha' e marca quatro na Tailândia, em Nelspruit

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Katlego Mphela foi o destaque da partida ao marcar dois gols

    Katlego Mphela foi o destaque da partida ao marcar dois gols

A seleção da África do Sul, treinada pelo técnico Carlos Alberto Parreira, finalmente conseguiu superar sua série de partidas com fraco poder ofensivo e venceu a Tailândia por 4 a 0 em amistoso disputado neste domingo em Nelspruit. É a maior goleada da Bafana Bafana em sua história, junto do 4 a 0 sobre o Chade em 2007.

Trata-se também da primeira partida da série que a África do Sul fará em casa antes do início do Mundial, em 11 de junho, o que motivou cerca de 30.000 torcedores a tocar suas vuvuzelas para receber a equipe.

Os Bafana Bafana abriram o placar aos 22 minutos com um gol de falta de Siphiwe Tshabalala, que quase ampliou o resultado em seguida com um chute de fora da área defendido pelo goleiro Kawin Thamasatchanan.

Ainda no primeiro tempo, Katlego Mphela marcou por duas vezes, levando a torcida ao delírio. Primeiro, em jogada de escanteio, o atacante aproveitou um desvio de Bongani Khumalo para empurrar para o fundo do gol. Três minutos depois, numa boa troca de passes, Teko Modise deixou Mphela em boas condições, e o avançado do Mamelodi Sundowns não desperdiçou.

O companheiro de ataque de Mphela era o pequeno Surprise Moriri, que perdia uma chance atrás da outra de ampliar a conta.

No segundo tempo, a África do Sul continuou pressionando. Mphela quase marcou por mais três vezes, e o veterano Nomvethe, que entrara no lugar de Surprise Moriri, marcou um gol na mais bela jogada sul-africana de toda a partida. Mas o tento foi anulado – o assistente marcou posição irregular de Siboniso Gaxa.

O quarto gol só foi sair nos acréscimos com Bernard Parker, que recebeu passe em profundidade e tocou na saída do goleiro tailandês.
“Foi um jogo importante, já que foi o primeiro em nossa casa depois de nossos estágios de treinamento no Brasil e na Alemanha. Eu estava querendo ver resultado e boa performance, e pude observar diversas coisas positivas”, disse Parreira após o confronto.

O Estádio Mbombela, que receberá quatro partidas da Copa do Mundo, foi estreado somente nesta partida. As condições do gramado no início de 2010 eram péssimas e causavam preocupação na organização, que após o confronto deste domingo deve ter ficado mais aliviada após a avaliação positiva dos jogadores.

Apesar disso, as obras ainda estão em andamento: o estádio ainda não tem a disposição sua área de imprensa nem os camarotes, e tampouco os entornos da arena estão terminados.

Antes de sua estreia no Mundial contra o México no dia 11 de junho, a África do Sul fará amistosos contra Bulgária (24 de maio), Colômbia (27 de maio) e Dinamarca no dia 5 de junho, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host