16/05/2010 - 16h16

México se despede de sua torcida com vitória magra sobre o Chile

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Alberto Medina (e) chuta à frente de Waldo Ponce para marcar o único gol do México na partida

    Alberto Medina (e) chuta à frente de Waldo Ponce para marcar o único gol do México na partida

Na partida em que a seleção mexicana se despediu de sua torcida antes da Copa do Mundo, os donos da casa não decepcionaram e venceram por 1 a 0 o Chile neste domingo, num Estádio Azteca completamente tomado por uma maré verde de mais de 100 mil fãs.

Enquanto o México já contava com boa parte de seus atletas que atuam no estrangeiro, o Chile já não podia dizer o mesmo.

Dos oito atletas “europeus” convocados pelo técnico mexicano Javier Aguirre, quatro estavam em campo: o zagueiro Francisco “Maza” Rodríguez, o lateral-esquerdo Carlos Salcido, o meia Andrés Guardado e o atacante Javier Hernandez. Boa parte dos possíveis titulares para a Copa estavam em campo.

Já o técnico Marcelo Bielsa só tinha um atacante em todo o seu elenco, Jean Beausejour, que além de tudo começou no banco - Jorge Valdívia esteve improvisado na posição. No Chile que entrou em campo na tarde deste domingo, apenas Arturo Vidal, Waldo Ponce, Rodrigo Millar e Matías Fernández são normalmente titulares na equipe. Entre os ausentes, destaque para o goleiro Claudio Bravo e o artilheiro Humberto Suazo.

Sem seus atletas que ainda terminavam seus compromissos na Europa, o Chile foi muito inferior aos donos da casa no primeiro tempo. O México tocava a bola com relativa facilidade da intermediária pra frente e se mostrava seguro em sua defesa nas poucas vezes em que foi exigido.

Após um perigoso chute de Efraín Juárez, o gol saiu logo aos 13 minutos. Alberto “El Venado” Medina recebeu um passe de Cuauhtémoc Blanco na meia-lua da área do Chile e, um pouco desequilibrado, mas consciente, armou um chute com a parte externa do pé esquerdo. A bola foi rodopiando até chegar ao fundo da rede à direita do goleiro Marin.

Outra ótima oportunidade dos mexicanos foi construída aos 22. Medina recebeu passe de vindo da linha de fundo e da entrada da área, pelo meio, tocou para Javier “Chicharito” Hernandez, que cara a cara com o arqueiro chileno, chutou por cima. Menos mal: o assistente havia levantado a bandeira, erroneamente.

Matias Fernandez teve a grande chance chilena aos 34 minutos, quando recebeu um passe cruzado de Valdivia e, de frente para o gol, dentro da área, foi bloqueado muito bem por Francisco “Maza” Rodríguez, que aplicou um carrinho por trás com limpeza e consciência para afastar o perigo.

Com três minutos de etapa complementar, o Chile já havia feito mais do que em todo o restante da partida. O goleiro Memo Ochoa de cara já teve de socar um forte chute desferido por Valdívia. Em seguida, falta na intermediária e a bola passou muito perto do gol. Por fim, Jean Beausejour recebeu passe pela esquerda e chutou por baixo das pernas de Ochoa, que acabou desviando a bola o suficiente para que ela passasse a poucos centímetros da trave.

Minutos depois, “Chicharito” Hernandez perdeu um gol incrível: após bela infiltração, o atacante recém-contratado pelo Manchester United driblou o goleiro Marin para a esquerda e, em velocidade, com o gol totalmente aberto, chutou na parte externa trave, desperdiçando um gol feito.

Após a blitz chilena e a resposta mexicana, a partida tendeu ao equilíbrio, com uma leve vantagem dos donos da casa, que cercavam a área adversária e criavam diversas chances de gol, mas nenhuma de perigo iminente, situação que permaneceu até o apito final.

Entre isso, o chileno Manuel Iturra teve uma participação relâmpago: entrou aos 13 do segundo tempo e um minuto depois foi expulso por uma entrada duríssima em Andres Guardado.

MÉXICO 1 x 0 CHILE

MÉXICO
Guillermo Ochoa; Paul Aguilar, Ricardo Osorio, Francisco Rodríguez e Carlos Salcido; Gerardo Torrado, Efraín Juárez e Andrés Guardado (Adolfo Bautista); Alberto Medina (Carlos Vela), Cuauhtémoc Blanco (Pablo Barrera) e Javier Hernández.
Técnico: Javier Aguirre

CHILE
Luis Marín; Arturo Vidal, Waldo Ponce, Ismael Fuentes, Roberto Cereceda, José Fuenzalida, Rodrigo Millar, Matías Fernández, Pedro Morales, Jorge Valdivia e Jaime Valdés
Técnico: Marcelo Bielsa

Data:16/05/2010 (domingo)
Local: Estádio Azteca, Cidade do México
Cartão vermelho: Manuel Iturra, aos 14 minutos do segundo tempo
Gol: Alberto Medina, aos 13 minutos do primeiro tempo

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host