11/05/2010 - 16h27

Domenech exclui Benzema, Vieira e Nasri da lista de 30 pré-convocados da França

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Raymond Domenech durante divulgação da pré-lista de 30 atletas franceses para a Copa do Mundo

    Raymond Domenech durante divulgação da pré-lista de 30 atletas franceses para a Copa do Mundo

Mais uma vez Raymond Domenech, técnico da França, divulgou uma convocação cheia de surpresas. A lista de 30 jogadores pré-convocados para a Copa do Mundo da África do Sul foi divulgada ao vivo no canal TF1 nesta terça-feira. Nela está Franck Ribéry, que havia sido a grande surpresa da convocação para o Mundial de 2006 e que esteve envolvido recentemente num escândalo sexual com uma prostituta menor de idade.

O treinador da França relevou as peripécias sexuais de Ribéry, dizendo que se trata de algo estritamente ligado à sua vida particular e que o importante é aquilo que o jogador mostra em campo. Algo que serviria muito a Karim Benzema, atacante do Real Madrid que também esteve envolvido no caso.

No entanto, nem mesmo a carta que a prostituta Zahia Dehar enviou a Domenech, pedindo que a história da qual foi protagonista não fosse levada em conta, adiantou para que o jovem atacante do Real Madrid fizesse parte da equipe. Benzema não brilhou como era esperado na equipe espanhola - foram 14 partidas como titular nesta temporada, sendo que há meses frequenta o banco de reservas ou o departamento médico - e mesmo que tenha sido constantemente convocado nos últimos anos, acabou ficando de fora no momento decisivo.

Já o veterano Patrick Vieira, volante do Manchester City de 33 anos, havia voltado a atuar pela equipe inglesa após meses afastado por contusão, mas não convenceu o treinador francês de que sua forma voltou a ser a de tempos atrás. Vieira se disse ressentido com a decisão do treinador.

"Eu esperava um pouco mais de franqueza. Sempre tive boas relações com Domenech e, levando em conta meu número de convocações e de anos pela equipe da França, teria preferido que ele me dissesse na cara 'você não tem mais o nível, há jogadores mais jovens que são melhores que você', como fez José Mourinho na Inter e eu aceitei. Mas ficar sabendo disso no último instante, com essa falta de tato, de classe, é o que me magoa mais", disparou o volante logo após a convocação.

Outro que ficou de fora é Samir Nasri, meia-atacante do Arsenal. Nasri e Benzema eram tidos como os principais nomes da geração que venceu a Eurocopa sub-17 em 2004, mas finalmente o único jogador desta equipe que ficou para a lista de Domenech é Hatem Bem Arfa, do Olympique de Marselha, que corria totalmente por fora. Uma briga pouco explicada entre Nasri e o veterano Thierry Henry no ônibus da delegação francesa durante a Eurocopa de 2008 pode ter forçado a ausência do atleta do Arsenal.

Já da parte das aparições que surpreenderam, destaque para os defensores Marc Planus, do Bordeaux, e Anthony Reveillère, do Lyon - o primeiro nunca foi convocado e o segundo tem só uma aparição pela seleção, em 2006. O meio-campista Yann M’Vila, do Rennes, também não era esperado, já que tampouco atuou pelos Bleus, assim como o atacante Mathieu Valbuena, que foi decisivo na reta final da conquista do Campeonato Francês pelo Olympique de Marselha mas que tampouco frequentou as convocações de Domenech.

Outro nome que era considerado como incerto mas que foi lembrado pelo técnico francês é o de Djibril Cissé, atacante do Panathinaikos que ficou por anos de fora da seleção e que recuperou o melhor de sua forma no Campeonato Grego, do qual saiu artilheiro e campeão.

Em coletiva de imprensa após o anúncio, Domenech afirmou que os 23 definitivos serão divulgados provavelmente no próximo domingo. A intenção inicial do treinador era revelar quem irá à África do Sul nesta terça-feira, mas a decisão imposta pela Fifa de enviar uma lista de sete nomes suplementares o fizeram postergar a convocação final.

No dia 27 de maio, a delegação francesa parte à Tunísia para dar início à sua preparação para a Copa. Os Bleus estão no Grupo A ao lado de África do Sul, Uruguai e México.

Confira a lista dos 30 pré-convocados:

Goleiros: Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marselha), Cédric Carrasso (Bordeaux), Mickaël Landreau (Lille).

Defensores: Bacary Sagna (Arsenal), Eric Abidal (Barcelona), William Gallas (Arsenal), Patrice Evra (Manchester United), Rod Fanni (Rennes), Adil Rami (Lille), Sébastien Squillaci (Sevilla), Gaël Clichy (Arsenal), Marc Planus (Bordeaux), Anthony Reveillère (Lyon).

Meio-campistas: Jérémy Toulalan (Lyon), Lassana Diarra (Real Madrid), Alou Diarra (Bordeaux), Yoann Gourcuff (Bordeaux), Abou Diaby (Arsenal), Yann M'Vila (Rennes), Florent Malouda (Chelsea).

Atacantes: Sidney Govou (Lyon), Franck Ribéry (Bayern de Munique), Thierry Henry (Barcelona), Nicolas Anelka (Chelsea), Djibril Cissé (Panathinaikos), André-Pierre Gignac (Toulouse), Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha), Hatem Ben Arfa (Olympique de Marselha), Jimmy Briand (Rennes).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host