03/03/2010 - 19h10

Uruguai vence Suíça e Honduras fraqueja perante turcos; Dinamarca também perde

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Possíveis adversários do Brasil nas oitavas-de-final, Suíça e Honduras fizeram amistosos nesta quarta-feira e perderam – 3 a 1 para o Uruguai e 2 a 0 para a Turquia, respectivamente. Enquanto isso, a Dinamarca, que está no complicado grupo E com Holanda, Camarões e Japão, visitou a eliminada Áustria para acertar seus ponteiros. Mas também saiu derrotada, por 2 a 1.

Suíça x Uruguai

Sem Lugano (que, lesionado, treinou mas não atuou), os uruguaios foram à Saint Gallen testar jogadores e seu atual nível contra a Suíça para definir a escalação da equipe que irá à Copa do Mundo. E não decepcionaram: venceram a equipe da casa por 3 a 1, com gols de Diego Forlán, Luis Suárez e Edinson Cavani. Os suíços abriram o placar de pênalti com Gokhan Inler, mas não saíram daí.

Estreando a nova camisa, que re-estreia a bandeira nacional estampada no peito, a seleção suíça procurou no Uruguai um adversário que pudesse ser uma amostra daquilo que enfrentarão no Grupo H do mundial da África do Sul: seleções de uma escola “latino-americana” de futebol, com estilos de jogo baseados na força física e na determinação, já que enfrentarão Chile e Honduras na disputa de uma vaga para a segunda fase – a outra vaga dificilmente sairá das mãos da Espanha, cabeça-de-chave do quarteto.

O primeiro colocado do grupo do Brasil pega o segundo lugar do Grupo H, e vice-versa.

“Escolhemos conscientemente o Uruguai, um rival que joga agressivamente, como Chile e Honduras. São equipes que lutam e jogam muito duro. Quero ver como reage minha equipe”, disse o técnico do selecionado suíço, o alemão Ottmar Hitzfeld, em coletiva de imprensa na última terça-feira. Passada a partida, o técnico Hitzfeld talvez tenha chegado à conclusão de que os suíços precisam de fato endurecer mais seu jogo.

Se a partida foi parelha durante o primeiro tempo, os uruguaios estiveram sempre mais próximos da meta adversária. No entanto, os suíços abriram o placar ao converter o pênalti cometido por Scotti em cima de Streller aos 28 minutos. Ilner bateu à esquerda do arqueiro Muslera, que pulou para o lado certo, mas não alcançou.

Os suíços, porém, não conseguiram segurar o ímpeto uruguaio, que logo em seguida, aos 34, empataram com Diego Forlán, que completou cruzamento de Pereira.

Passados três minutos do segundo tempo, nova demonstração de força e classe dos uruguaios, com um golaço de Luis Suarez: após escanteio rifado pela defesa suíça, o atacante do Ajax pegou de primeira e mandou a bola no ângulo.

Para definitivamente preocupar o técnico Hitzfeld, Cavani aproveitou rebote do goleiro Marco Woelfli e fechou a boa vitória uruguaia nos Alpes.

Turquia x Honduras

No entanto, o técnico da Suíça talvez tdeva voltar sua preocupação para o Chile, cujos amistosos previstos para esta quarta-feira foram cancelados por conta do caos subseqüente ao terremoto que assolou o país.

Porque, no que depender de Honduras...

Os hondurenhos foram à Istambul botar à prova seus limites contra a Turquia e comprovaram que ainda precisam melhorar muito se quiserem ao menos dar trabalho na Copa do Mundo. Placar final, sem ter visto muito a cor da bola: 2 a 0 para os donos da casa.

Vinte e oito anos após sua primeira e única Copa do Mundo, a seleção de Honduras conseguiu se classificar para o mundial da África do Sul na base do sangue e suor. Conscientes de suas limitações, procuraram um adversário de relativo peso para testar suas capacidades fora da zona da América Central e do Norte, onde normalmente enfrentam seleções muito mais fracas se comparadas às que terão pela frente em junho.

A Turquia seria um excelente teste. Decepcionados com a ausência no mundial (ficaram atrás de Espanha e Bósnia no Grupo 5 das eliminatórias europeias), os turcos entrariam em campo para dar alegria a seus fanáticos torcedores, privados de representação na Copa.

A equipe ainda está à espera de seu novo treinador, o holandês Guus Hiddink, que chega somente após a Copa do Mundo. Até lá, o assistente Oguz Çetin comanda a equipe.

Assim sendo, os hondurenhos comprovaram a desconfiança geral. Muita vontade e correria por parte dos centro-americanos, mas a pouca posse de bola e as jogadas pouco lúcidas não passaram nem perto de ameaçar o selecionado turco.

Aos 42 minutos da etapa inicial, após um alçamento dentro da área hondurenha e um desvio de cabeça para o centro da pequena área, Emre Güngör completou para o fundo da rede com uma espécie de “voadora” para abrir o placar.

Já o segundo gol da equipe da casa mostrou certa falta de maturidade dos defensores hondurenhos. Hamit Altintop, conduzindo a bola já próximo à grande área, viu seu marcador simplesmente sair de sua frente para acompanhar um turco que chamou sua atenção em direção à linha de fundo. De frente para o gol, livre, Altintop simplesmente disparou um balaço no ângulo, sem chances para o arqueiro Denis Escober.

Áustria x Dinamarca

Os dinamarqueses foram à Viena definir sua equipe do mundial contra a Áustria, que foi eliminada da Copa após ficar em terceiro no grupo 7, atrás dos classificados Sérvia e França.

O time da casa começou a construção de sua vitória aos 12 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Franz Schiemer, mas o jovem atacante dinamarquês Nicklas Bendtner, do Arsenal, empatou em seguida, aos 17. Porém a reação dinamarquesa parou por aí e Roman Wallner fez o gol da vitória, aos 37 da etapa inicial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host