Forlán (d) e Suárez deixaram sua marca na vitória por 3 a 1 dos uruguaios sobre a Suíça
Possíveis adversários do Brasil nas oitavas-de-final, Suíça e Honduras fizeram amistosos nesta quarta-feira e perderam – 3 a 1 para o Uruguai e 2 a 0 para a Turquia, respectivamente. Enquanto isso, a Dinamarca, que está no complicado grupo E com Holanda, Camarões e Japão, visitou a eliminada Áustria para acertar seus ponteiros. Mas também saiu derrotada, por 2 a 1.
Suíça x Uruguai
Sem Lugano (que, lesionado, treinou mas não atuou), os uruguaios foram à Saint Gallen testar jogadores e seu atual nível contra a Suíça para definir a escalação da equipe que irá à Copa do Mundo. E não decepcionaram: venceram a equipe da casa por 3 a 1, com gols de Diego Forlán, Luis Suárez e Edinson Cavani. Os suíços abriram o placar de pênalti com Gokhan Inler, mas não saíram daí.
Estreando a nova camisa, que re-estreia a bandeira nacional estampada no peito, a seleção suíça procurou no Uruguai um adversário que pudesse ser uma amostra daquilo que enfrentarão no Grupo H do mundial da África do Sul: seleções de uma escola “latino-americana” de futebol, com estilos de jogo baseados na força física e na determinação, já que enfrentarão Chile e Honduras na disputa de uma vaga para a segunda fase – a outra vaga dificilmente sairá das mãos da Espanha, cabeça-de-chave do quarteto.
O primeiro colocado do grupo do Brasil pega o segundo lugar do Grupo H, e vice-versa.
“Escolhemos conscientemente o Uruguai, um rival que joga agressivamente, como Chile e Honduras. São equipes que lutam e jogam muito duro. Quero ver como reage minha equipe”, disse o técnico do selecionado suíço, o alemão Ottmar Hitzfeld, em coletiva de imprensa na última terça-feira. Passada a partida, o técnico Hitzfeld talvez tenha chegado à conclusão de que os suíços precisam de fato endurecer mais seu jogo.
Se a partida foi parelha durante o primeiro tempo, os uruguaios estiveram sempre mais próximos da meta adversária. No entanto, os suíços abriram o placar ao converter o pênalti cometido por Scotti em cima de Streller aos 28 minutos. Ilner bateu à esquerda do arqueiro Muslera, que pulou para o lado certo, mas não alcançou.
Os suíços, porém, não conseguiram segurar o ímpeto uruguaio, que logo em seguida, aos 34, empataram com Diego Forlán, que completou cruzamento de Pereira.
Passados três minutos do segundo tempo, nova demonstração de força e classe dos uruguaios, com um golaço de Luis Suarez: após escanteio rifado pela defesa suíça, o atacante do Ajax pegou de primeira e mandou a bola no ângulo.
Para definitivamente preocupar o técnico Hitzfeld, Cavani aproveitou rebote do goleiro Marco Woelfli e fechou a boa vitória uruguaia nos Alpes.
Turquia x Honduras
No entanto, o técnico da Suíça talvez tdeva voltar sua preocupação para o Chile, cujos amistosos previstos para esta quarta-feira foram cancelados por conta do caos subseqüente ao terremoto que assolou o país.
Porque, no que depender de Honduras...
Os hondurenhos foram à Istambul botar à prova seus limites contra a Turquia e comprovaram que ainda precisam melhorar muito se quiserem ao menos dar trabalho na Copa do Mundo. Placar final, sem ter visto muito a cor da bola: 2 a 0 para os donos da casa.
Vinte e oito anos após sua primeira e única Copa do Mundo, a seleção de Honduras conseguiu se classificar para o mundial da África do Sul na base do sangue e suor. Conscientes de suas limitações, procuraram um adversário de relativo peso para testar suas capacidades fora da zona da América Central e do Norte, onde normalmente enfrentam seleções muito mais fracas se comparadas às que terão pela frente em junho.
A Turquia seria um excelente teste. Decepcionados com a ausência no mundial (ficaram atrás de Espanha e Bósnia no Grupo 5 das eliminatórias europeias), os turcos entrariam em campo para dar alegria a seus fanáticos torcedores, privados de representação na Copa.
A equipe ainda está à espera de seu novo treinador, o holandês Guus Hiddink, que chega somente após a Copa do Mundo. Até lá, o assistente Oguz Çetin comanda a equipe.
Assim sendo, os hondurenhos comprovaram a desconfiança geral. Muita vontade e correria por parte dos centro-americanos, mas a pouca posse de bola e as jogadas pouco lúcidas não passaram nem perto de ameaçar o selecionado turco.
Aos 42 minutos da etapa inicial, após um alçamento dentro da área hondurenha e um desvio de cabeça para o centro da pequena área, Emre Güngör completou para o fundo da rede com uma espécie de “voadora” para abrir o placar.
Já o segundo gol da equipe da casa mostrou certa falta de maturidade dos defensores hondurenhos. Hamit Altintop, conduzindo a bola já próximo à grande área, viu seu marcador simplesmente sair de sua frente para acompanhar um turco que chamou sua atenção em direção à linha de fundo. De frente para o gol, livre, Altintop simplesmente disparou um balaço no ângulo, sem chances para o arqueiro Denis Escober.
Áustria x Dinamarca
Os dinamarqueses foram à Viena definir sua equipe do mundial contra a Áustria, que foi eliminada da Copa após ficar em terceiro no grupo 7, atrás dos classificados Sérvia e França.
O time da casa começou a construção de sua vitória aos 12 minutos do primeiro tempo com o zagueiro Franz Schiemer, mas o jovem atacante dinamarquês Nicklas Bendtner, do Arsenal, empatou em seguida, aos 17. Porém a reação dinamarquesa parou por aí e Roman Wallner fez o gol da vitória, aos 37 da etapa inicial.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito