03/03/2010 - 19h42

Na volta de C.Ronaldo, Portugal vence China por 2 a 0 e ouve vaias

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Cristiano Ronaldo não defendia a seleção portuguesa desde o dia 10 de outubro de 2009. No retorno de sua principal estrela, a equipe de Carlos Queiroz venceu amistoso contra a China por 2 a 0 e recebeu vaias da torcida na cidade de Coimbra. De volta, o melhor jogador do mundo de 2008 foi responsável, inclusive, pela assistência no primeiro tento da vitória, que ainda teve gol 'sem querer' do brasileiro naturalizado português Liédson.

A última partida que Cristiano Ronaldo havia disputado pelo selecionado foi na vitória por 3 a 0 sobre a Hungria ainda pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010. O jogo desta quarta foi o primeiro amistoso português desde a suada classificação para o Mundial. Portugal ainda fará testes contra Cabo Verde, Camarões e Moçambique antes da estreia na África do Sul, em 15 de junho contra a Costa do Marfim.

Com o resultado desta quarta, Portugal chega ao 13º jogo sem derrotas. O time não perde uma partida desde novembro de 2008, quando foi goleado por 6 a 2 pelo Brasil, em Gama. Desde então foram nove vitórias e três empates. A seleção brasileira, aliás, é o terceiro adversário dos comandados de Carlos Queiroz na Copa do Mundo, em duelo pelo grupo G.

A partida na cidade de Coimbra não apresentou surpresas. Portugal sufocou desde o início do confronto enquanto a China criou pouco para tentar surpreender os donos da casa. O grande destaque da seleção asiática foi o goleiro Zhang Lu, que impediu que os europeus abrissem larga vantagem já no primeiro tempo.

OS GOLS DE PORTUGAL NO AMISTOSO

As principais chances portuguesas saíram de jogadas pela esquerda. Logo aos 6min, Cristiano Ronaldo tentou cruzamento, a bola foi desviada no primeiro pau e Nani, de voleio, chutou por cima da meta chinesa. Os anfitriões já eram melhores em campo, mas a China ameaçou aos 12min. Após jogada de velocidade, Bo invadiu a área e chutou para fora.

A partir de então, os visitantes ficaram acuados no campo de defesa e Zhang brilhou. Aos 20min, Rao impediu o tento português ao salvar em cima da linha. Mas as seguidas tentativas resultaram em gol aos 36min. Cristiano Ronaldo puxou contra-ataque pela esquerda e deu passe para Hugo Almeida, de primeira, abrir o placar. Na sequência, Duda quase ampliou em cobrança de falta que parou no travessão.

O técnico Carlos Queiroz aproveitou o intervalo para promover várias substituições. Portugal criou chances para ampliar o placar, mas não conseguiu vazar Zhang e passou a cadenciar o jogo. Aos 21min, Raul Meireles acertou a trave em chute de dentro da área.

Ao administrar o placar, Portugal ainda levou alguns sustos no fim da partida. Aos 22min, Wang caiu na área e pediu pênalti, mas foi advertido com cartão amarelo por simulação. A superioridade técnica dos anfitriões resultou em uma pressão maior da torcida, que passou a vaiar os europeus e gritar ‘olé’ na posse de bola da China.

Empolgados, os visitantes se arriscaram mais ao ataque e até chegaram com perigo na área de Hilário, mas sem conseguir igualar o marcador. No último lance do jogo, Portugal teve um escanteio a seu favor. No rebote, João Moutinho arriscou chute, a bola desviou em Liédson e o goleiro Zhang, para definir o placar.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host