Neven Subotic

Neven Subotic
Data de Nascimento10/12/1988
NacionalidadeBósnia
Local de nascimentoBanja Luka (Bósnia)
Altura1,93m
Peso85kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeBorussia Dortmund
Número
20

História

Clubes por onde passou
  • Mainz (ALE): 2007-2008
  • Borussia Dortmund (ALE): 2008-2010

Nascido na hoje Bósnia e filho de pais sérvios, Neven Subotic se mudou aos cinco anos com a família para Schömberg, na Alemanha. Desde então, passou a jogar futebol num clube da cidade. Aos 10, teve de se mudar novamente com os pais por questões legais, se estabelecendo em Salt Lake City, nos EUA.

Apesar disso, Subotic não perdeu o interesse pelo futebol e procurou um clube para treinar. Dois anos depois, a família se mudou mais uma vez, para Bradenton, na Flórida. Lá, Subotic passou a adolescência atuando num time universitário. O bom desempenho fez com que ele chegasse às seleções de base dos EUA.

Aos 17 anos, conseguiu uma vaga nas categorias de base do Mainz, da Alemanha, em que se profissionalizou. Medindo 1,93 m, o zagueiro se firmou na equipe e chamou a atenção do também alemão Borussia Dortmund, que o contratou em 2008.

Com tantas andanças pelo mundo, poderia optar por defender as seleções principais de Bósnia, EUA ou Sérvia. No fim de 2008, quando completou 21 anos, Subotic disse ao técnico da equipe sérvia, Radomir Antic, que gostaria de jogar pelo país de origem dos seus pais. Teve o pedido atendido em março de 2009, quando começou a ser convocado para disputar as eliminatórias da Copa de 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host