Dejan Stankovic

Dejan Stankovic
Dejan Stankovic
Data de Nascimento11/09/1978
NacionalidadeSérvia
Local de nascimentoZemum (SER)
Altura1,81m
Peso79kg
Participações em Copa2 (1998 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeInternazionale
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Estrela Vermelha (SER): 1994-1998
  • Lazio (ITA): 1998-2004
  • Inter de Milão (ITA): 2004-2010

Dejan Stankovic é o capitão e a estrela da Sérvia. Também tem a função de articular as jogadas de ataque da equipe, com passes precisos e criatividade. Ainda marca gols com chutes fortes e certeiros de longa distância.

Nascido em Belgrado, a capital sérvia, Stankovic defendeu três seleções, de acordo com o momento do país. Na Copa de 1998, na França, foi a Iugoslávia, que caiu nas oitavas de final. Na época, ele tinha 19 anos e não chegou a atuar.

No Mundial de 2006, na Alemanha, representou Sérvia e Montenegro, estando no auge da sua forma física e técnica. Isso não foi suficiente, porém, para evitar que a equipe perdesse todas as três partidas na primeira fase do torneio e acabasse eliminada. Em 2010, foi a vez de o meia ser incluído na pré-lista de convocados da Sérvia para a Copa da África do Sul.

O futebol fez parte da infância de Stankovic. Seu pai, Borislav, era operário numa indústria de transmissores de rádio, mas também atuava como lateral-direito do OFK. Já a mãe, Dragica, trabalhava numa fábrica de relógios e jogava como meia do Sloga Zemun, um dos times femininos mais fortes da ex-Iugoslávia.

Assim, Stankovic chegou com nove anos ao Estrela Vermelha, em que começou como zagueiro e passou a atuar no meio-campo na adolescência. Foi promovido à equipe principal aos 16 e, com apenas 18 anos, já era capitão do time. Em quatro temporadas, disputou 85 partidas e marcou 30 gols, ajudando o Estrela Vermelha a conquistar um título do Campeonato Iugoslavo e três da Copa da Iugoslávia.

Foi só o começo da carreira vitoriosa de Stankovic, que, jogando por Lazio e Inter de Milão entre 1998 e 2010, conquistou por cinco vezes o Campeonato Italiano e a Copa da Itália.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host