Ricardo Osório

Ricardo Osório Mendoza
Data de Nascimento30/03/1980
NacionalidadeMexicana
Local de nascimentoHuajuapam de León (MEX)
Altura1,73m
Peso68kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeMonterrey
Número
5

História

Clubes por onde passou
  • Cruz Azul Hidalgo (MEX): 2000-2001
  • Cruz Azul (MEX): 2001-2006
  • VfB Stuttgart (ALE): 2006-2010
  • Monterrey (MEX): 2010

O polivalente Ricardo Osorio é uma das peças-chave do esquema de jogo mexicano. Apesar das boas subidas ao ataque, a forte marcação de Osorio é sua principal arma e é usada em diversas posições no campo: ora como lateral-direito, ora como zagueiro.

Osorio apareceu com destaque no futebol mexicano em 2002, somente dois anos depois de ser profissionalizado pelo Cruz Azul. No ano seguinte, participou como titular da campanha de sua equipe na Copa Libertadores. Neste ano, o time de Osorio acabou eliminado pelo Santos nas quartas de final.

Pela seleção mexicana, o zagueiro estreou em 2003 e, no mesmo ano, esteve presente na conquista do título da Copa Ouro, com vitória sobre o Brasil na decisão. Osorio também esteve em outra vitória sobre a seleção brasileira, na Copa das Confederações de 20005.

Em 2006, Osorio foi um dos destaques do México na Copa da Alemanha, principalmente por sua entrega e raça dentro de campo, seu preparo físico e sua forte marcação vista, sobretudo, nas oitavas de final contra a Argentina – os mexicanos perderam na prorrogação com um golaço do argentino Maxi Rodríguez, após levarem o empate no tempo normal com um gol contra de Borgetti.

O desempenho de Osorio não passou despercebido e logo após o Mundial de 2006 o Stuttgart da Alemanha o contratou por cerca de 4 milhões de euros junto ao Cruz Azul.

O defensor se firmou rapidamente como titular da equipe germânica e atuou nas principais competições europeias, com participações em duas Ligas dos Campeões além do título do Campeonato Alemão de 2006/2007.

O destaque no Stuttgart renderam a Osorio um lugar quase garantido na seleção mexicana, apesar da polêmica gerada quando ele pediu para não jogar a Copa America de 2007 porque não tinha férias havia dois anos. Mesmo com as críticas, ele continuou a ser convocado e foi importante na classificação do México para a Copa da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host