Maza

Francisco Javier Rodríguez Pinedo
Maza
Data de Nascimento20/10/1981
NacionalidadeMexicana
Local de nascimentoMazatlan (MEX)
Altura1,91m
Peso79kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubePSV
Número
2

História

Clubes por onde passou
  • Chivas Guadalajara (MEX): 2002-2008
  • PSV Eindhoven (HOL): 2008-2010

Jogador de força física e altura privilegiada (que lhe valeram o apelido de “Maza”, ou “Maça”, antiga arma com uma bola de ferro presa a um bastão), Francisco Rodríguez é um nome importante do grupo da seleção, ainda que seja reserva de seu companheiro de PSV Eindhoven, Carlos Salcido, e Rafael Marquez, do Barcelona.

O jogador começou sua carreira como profissional no Chivas Guadalajara, onde estreou no ano de 2002.

Já em 2004, o defensor participou da campanha do México nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, quando a seleção não passou da primeira fase – Maza foi titular nas três partidas.

Com o Chivas Guadalajara, Rodríguez apresenta um histórico de confrontos com equipes brasileiras. Em 2005, perdeu o confronto semifinal da Libertadores para o Atlético-PR, com derrota em Curitiba e empate no México. No ano seguinte, Rodríguez esteve em campo nas duas vitórias do Chivas Guadalajara sobre o São Paulo, em partidas válidas pela primeira fase da competição.

Seu estilo de marcação pesada lhe valeu uma vaga na seleção mexicana na Copa da Alemanha, em 2006, na qual Maza atuou por 45 minutos na derrota para Portugal.

Em 2008, o zagueiro foi contratado junto ao PSV Eindhoven, equipe pela qual alterna boas fases como titular e outras menos atuantes, já que costuma ser reserva de Salcido e Dirk Marcellis, da seleção holandesa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host