Giovani dos Santos

Giovani dos Santos Ramírez
Giovani dos Santos
Data de Nascimento11/05/1989
NacionalidadeMexicana
Local de nascimentoMonterrey
Altura1,74m
Peso77kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeGalatasaray
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • Monterrey (MEX): 2001
  • Barcelona (ESP): 2002-2007
  • Tottenham Hotspur (ING): 2008
  • Ipswich Town (ING): 2009
  • Galatasaray (TUR): 2010

Giovani dos Santos chegou a ser comparado pela imprensa espanhola a Ronaldinho Gaúcho quando este estava em seu auge, em 2007, e ambos jogavam juntos no Barcelona. Guardadas as devidas proporções do futebol de cada um, a semelhança física pode eventualmente contribuir. Mas o jovem meio-campista também é habilidoso e tem visão de jogo, características que foram aprimoradas nas categorias base do Barça desde os 13 anos de idade.

Além disso, Giovani dos Santos tem o futebol brasileiro em seu DNA: seu pai, Zizinho (não confundir com o grande craque dos anos 40 e 50) nasceu em São Paulo e foi tentar a vida de boleiro no México nos anos 80, chegando a atuar pelo América e pelo Monterrey. Além de Giovani, o brasileiro Zizinho transformou em jogador de futebol seus outros dois filhos, Jonathan e Éder.

Em sua primeira oportunidade de mostrar serviço, Giovani não fez feio e foi o destaque da equipe do México campeã do Mundial Sub-17 em 2005 no Peru.

Após passar a temporada de 2006-2007 na equipe B do Barcelona, Giovani entrou no time principal no ano seguinte, com apenas 18 anos de idade. Jogou 28 partidas e marcou quatro gols pelo Barça (três deles na mesma partida, a última da Liga Espanhola naquela temporada, contra o Múrcia).

Suas aparições pelos catalães lhe valeram uma transferência para o Tottenham, da Inglaterra, em 2008. Mas uma mudança de técnico, pouco tempo após sua chegada ao time inglês, somada a uma fase irregular, acabou prejudicando Giovani, que foi relegado ao banco de reservas.

Em 2009 a Copa do Mundo da África do Sul já se aproximava e Giovani foi buscar espaço numa equipe da segunda divisão do campeonato inglês, o Ipswich Town, até que na janela de transferências do início de 2010 lhe apareceu oportunidade de se transferir para o Galatasaray, comandado por seu ex-técnico no Barcelona, o holandês Frank Rijkaard.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host