Bautista

Adolfo Bautista Herrera
Bautista
Data de Nascimento15/05/1979
NacionalidadeMexicana
Local de nascimentoDolores Hidalgo (MEX)
Altura1,85m
Peso76kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeChivas
Número
21

História

Clubes por onde passou
  • Tecos UAG (MEX): 1998-2002
  • Morelia (MEX): 2002-2003
  • Pachuca (MEX): 2003
  • Chivas (MEX): 2004-2007
  • Jaguares (MEX): 2007-2009
  • Chivas (MEX): 2010-

Conhecido pelos brasileiros como o atacante encrenqueiro de cabelo descolorido que costuma incomodar em jogos do Chivas na Copa Libertadores, Adolfo “El Bofo” Bautista também é desafeto dos argentinos.

Na Libertadores de 2005, o Chivas goleou o Boca Juniors em casa pelas quartas de final por 4 a 0, com um gol de Bautista. No jogo de volta, em La Bombonera, o atacante fazia questão de lembrar, com os dedos das mãos, o placar do jogo anterior toda vez que sofria uma falta.

Ele acabou sendo agredido por Martin Palermo com uma cabeçada aos 30 minutos do segundo tempo. Ambos foram expulsos, e quando Bautista saía de campo, levou uma cusparada do técnico do Boca, Jorge Benítez. Na confusão, a torcida invadiu o campo e o juiz encerrou o jogo antes mesmo do final do tempo regulamentar.

O jogo na Bombonera terminou empatado em 0 a 0, resultado que classificou o Chivas e motivou a saída do técnico do Boca - ele e Bautista tiveram que responder na Justiça pelo incidente. O time mexicano, no entanto, ficou nas semifinais daquela competição diante do Atlético Paranaense, no ano em que o São Paulo sagrou-se tricampeão.

Um ano depois, o Chivas voltou à Argentina para enfrentar o Vélez Sarsfield na mesma etapa da competição. Seu time passou pelo Vélez, mas foi eliminado pelo São Paulo nas semifinais, no ano que teve o Internacional campeão da Libertadores.

Na seleção nacional, sua fama não lhe faz bem: “Bofo” costuma ser criticado pelos torcedores por querer aparecer demais, sem dar resultado. Tudo isso fez com que fosse excluído do grupo que disputou a Copa de 2006.

No Mundial da África do Sul, ele assegurou a sua presença independentemente de seus atributos como jogador. Bautista foi um dos 22 vencedores mexicanos de uma promoção do banco HSBC, e ganhou uma passagem com direito a dois acompanhantes para a Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host