Baresi

Franchino Baresi
Baresi
Data de Nascimento08/05/1960
NacionalidadeItaliana
Local de nascimentoTravagliato
Altura1,76m
Peso70kg
Participações em Copa3 (1982, 1990 e 1994)
Título em Copa1 (1982)

História

Clubes por onde passou
  • Milan (ITA): 1977 - 1997

A quantidade de títulos que conquistou ao longo dos 21 anos de carreira profissional mostra o quanto Baresi foi importante. Lançado pelo técnico sueco Liedholm no time principal do Milan com apenas 17 anos em 1978, ele nunca mais deixaria de ser titular do clube até o fim de sua carreira, 19 anos depois.

Unindo segurança no desarme, posicionamento e qualidade na saída de bola, o jogador é considerado um dos melhores defensores da história do futebol. Tinha grande noção de cobertura e era ótimo no jogo aéreo, mas se diferenciava com a bola nos pés. Saía de trás da defesa com ela dominada, iniciava as jogadas de ataque apoiava o meio-campo.

Baresi só vestiu duas camisas na vida: a da seleção da Itália e a do Milan, algo muito raro no futebol. Pelo clube milanês, disputou 719 partidas, com 33 gols marcados. Pendurou as chuteiras em 1997, e desde então o Milan eternizou a camisa 6 que ele usava.

Ele disputou três Copas do Mundo. Esteve no grupo campeão na Espanha em 1982, mas não jogou. Após não ter sido convocado para o Mundial do México, estreou em casa, na Copa da Itália, em 1990. Os anfitriões fizeram boa campanha, mas caíram diante da Argentina nas semifinais e terminaram em terceiro.

Em 1994, uma contusão o tirou do torneio até a final, perdida para o Brasil. Embora tenha sido o marcador mais implacável que Romário já teve (palavras do próprio Baixinho), Baresi errou um dos pênaltis decisivos e teve de amargurar o vice-campeonato.

Depois da aposentadoria, Baresi trabalhou como gerente do Milan e também do Fulham, da Inglaterra, por pouco tempo. De 2006 até 2008, trabalhou como treinador nas categorias de base do Milan, e atualmente é embaixador dos projetos do clube rossonero no exterior.

Mais Jogadores da Seleção da Itália

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host