Ben Badi

Abdoulaye Traoré
Ben Badi
Data de Nascimento04/03/1967
NacionalidadeMarfinense
Local de nascimentoAbidjan
Altura1,67m
Peso74kg
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Stella Club (Costa do Marfim): 1980-1983
  • ASEC Mimosas (Costa do Marfim): 1984
  • Metz (FRA): 1985-1986
  • Braga (POR): 1986-1987
  • Sète (FRA): 1987-1988
  • Toulon (FRA): 1988-1989
  • Avignon (FRA): 1989-1990
  • ASEC Mimosas (Costa do Marfim): 1990-1995
  • Al-Ourouba (Arábia Saudita): 1995-1997

Mais conhecido como Ben Badi, o marfinense Abdoulaye Traoré começou cedo sua carreira de jogador de futebol, aos nove anos de idade. Aos 17 anos, foi campeão nacional pelo clube local Stella e logo depois se transferiu para o ASEC Mimosas, o time mais popular do país. Apenas sete meses depois, foi convidado para integrar o francês Metz, mas a difícil adaptação ao clima o fez logo trocar a equipe pelo Braga, de Portugal.

A passagem por terras lusitanas, no entanto, durou pouco e a carreira do jogador tomou fôlego na França, onde defendeu o Sète, o Toulon e o Avignon entre o final da década de 1980 e início de 1990. De volta à Costa do Marfim, Ben Badi defendeu novamente o ASEC Mimosas entre 1990 e 1995, mas após a derrota do clube na final da Copa Africana de Campeões, deixou o time.

O atleta então atuou na Arábia Saudita por cinco anos até que sucessivas lesões o levaram à aposentadoria. Mesmo fora dos gramados, Ben Badi continuou ligado ao futebol, passando a atuar como mentor de jovens jogadores. Em entrevistas recentes, o ex-jogador exaltou o atual estágio do futebol marfinense e chegou a afirmar que, durante sua época, era inimaginável que um atleta do país defendesse grandes clubes europeus como Barcelona ou Chelsea, mas polemizou ao criticar a federação e dirigentes do esporte local que interferem nos trabalhos de preparação da seleção e marcam amistosos contra equipes de pouca expressão.

As polêmicas, aliás, marcaram a carreira do jogador - ele próprio chegou a admitir que perdeu a chance de se firmar como um grande atleta. Uma delas dizia respeito ao fato de Ben Badi sofrer de cleptomania, o que ele sempre negou.

O atleta também foi vítima de rumores que diziam que seu casamento terminou porque ele batia na esposa - o que também foi negado. Apontado como um dos três grandes do futebol marfinense, ao lado de Laurent Pokou e Didier Drogba, Badi se mostra diplomático: em sua opinião, os três são goleadores, mas têm estilos diferentes, com suas qualidades e defeitos.

Mais Jogadores da Costa do Marfim

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host