Bum-kun

Cha Bum-kun
Bum-kun
Data de Nascimento22/05/1953
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoHwaseong
Altura1,79m
Peso78kg
Participações em Copa1 (1986)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Korea Trust Bank (CDS): 1976
  • Força Aérea Coreana (CDS): 1976 - 1978
  • SV Darmstadt (ALE): 1978 - 1979
  • Eintracht Frankfurt (ALE): 1979 - 1983
  • Bayern Leverkusen (ALE): 1983 - 1989

O ex-atacante Cha Bum-Kun é tido como o melhor jogador de futebol que a Coreia do Sul já produziu. Além de ser o recordista de gols pela seleção nacional, Cha também foi o primeiro a brilhar em grandes clubes da Europa, o que lhe valeu também o título de melhor jogador asiático do século XX, segundo votação organizada em 1999 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Cha tinha apenas 19 anos quando compôs o elenco que chegou à final da Copa Asiática de 1972, que os sul-coreanos perderam para o Irã. Era apenas o início de uma trajetória gloriosa na seleção nacional, que culminou na primeira participação do país em uma Copa do Mundo, em 1986, no México. Cha estava presente nas derrotas por 3 a 1 para a equipe que se sagrou campeã – a Argentina – e por 3 a 2 para os então campeões italianos, além do empate por 1 a 1 com a Bulgária. “Não conseguimos nossa primeira vitória em Copas, mas não desapontamos. Jogamos duro e bem contra as melhores equipes do mundo”, relembrou anos depois.

Apesar de não ter conquistado nenhum título pela seleção além dos Jogos Asiáticos de Bangcoc, em 1978, Cha é o maior artilheiro de todos os tempos em seu país, com 55 gols marcados em 127 aparições.

No entanto, foi na Alemanha que Cha Bum-kun construiu sua fama. Após jogar dois anos no time do exército sul-coreano, o atacante foi contratado pelo SV Darmstadt 98, equipe que defendeu durante a temporada de 1978-79. Pouco aproveitado, ele chamou mesmo assim a atenção dos dirigentes do Eintracht Frankfurt. Foi lá que passou a ser conhecido como Tscha Bum, o trovão coreano, e onde conquistou o título da Copa da UEFA de 1980.

Cha é um dos poucos atletas que conseguiram levantar a taça da UEFA por dois times diferentes: após sua passagem pelo Frankfurt, o atacante se transferiu para o Bayer Leverkusen, com quem conquistou o torneio europeu novamente em 1988.

Jogando na Liga Alemã, o sul-coreano marcou 98 gols em 308 partidas, o que lhe valeu durante 14 anos o recorde de maior goleador estrangeiro de todos os tempos da Bundesliga – atualmente, o título é do brasileiro Élber, com 133 gols.

Após encerrar a carreira de jogador na Alemanha, Cha Bum-kun começou sua trajetória como técnico, voltando à Coreia do Sul em 1991, quando passou a colocar em prática os planos de desenvolver o futebol no país colocando em prática seus aprendizados obtidos na década que passou na Europa.

Apesar do fracasso como treinador da Coreia do Sul na Copa de 98 – foi demitido ainda durante o torneio, após a derrota por 5 a 0 para a Holanda – Cha Bum-kun conseguiu relativo sucesso comandando equipes de seu país, como o Ulsan Tigers (1991-94) e o Suwon Bluewings, com quem conquistou o título do campeonato coreano de 2004 sobre o poderoso Pohang Steelers.

Até hoje Cha Bum-kun é referência para as novas gerações, e se a Coreia do Sul conseguiu um excelente quarto lugar na Copa de 2002, talvez o exemplo de pioneirismo dado pelo primeiro jogador sul-coreano a ter conquistado a Europa tenha contribuído.

Mais Jogadores da Seleção de futebol da Coreia do Sul

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host