Pak

Pak Doo-ik
Pak
Data de Nascimento17/12/1943
NacionalidadeNorte-coreana
Local de nascimento
Altura
Peso
Participações em Copa1 (1966)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Moranbong (CDN): 1965 - 1966

Em sua primeira participação em uma Copa do Mundo, a Coreia do Norte surpreendeu nos gramados da Inglaterra, em 1966. A seleção asiática, cheia de jogadores mirrados e considerada uma zebra, derrotou a poderosa Itália por 1 a 0 no último jogo da primeira fase, resultado que eliminou precocemente a Squadra Azzurra, recebida com chuva de ovos e tomates em seu retorno para casa.

Pak Doo-Ik ganhou fama internacional por ser o autor do gol da surpreendente vitória norte-coreana sobre os italianos, aos 40 minutos de jogo. A partida, disputada no estádio Ayresome Park, em Middlesbrough, até virou tema de um filme ("The Game Of Their Lives"), dirigido pelo cineasta britânico Daniel Gordon. No lançamento do filme, no festival de documentários de Sheffield, em 2002, Pak foi o convidado de honra, recebido sob aplausos do público inglês, que o aplaudira 36 anos antes.

Pak, que na época estava no exército, foi promovido. Após o Mundial, e também pela dificuldade em obter informações em um país socialista, muitos boatos surgiram sobre o destino daqueles jogadores. Circularam notícias de que Pak teria se tornado dentista. Também se falou que ele e seus companheiros de equipe foram presos quando retornaram ao país. Os jogadores teriam sido acusados de exagerar na bebida e na comemoração após a vitória sobre a Itália. Todas estas histórias foram negadas posteriormente pelos atletas.

Os norte-coreanos caíram nas quartas de final diante de Portugal. Mesmo assim, venderam caro a derrota: venciam por 3 a 0, mas levaram a virada por 5 a 3, com quatro gols de Eusébio no auge de sua forma.

Mais Jogadores da Coreia do Norte

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host