Lazaroni comanda fiasco da era Dunga em meio a crise e vaidade no elenco

Brasão do Brasil

Brasil Lazaroni comanda fiasco da "era Dunga" em meio a crise e vaidade no elenco

A participação brasileira na Copa de 1990 foi a pior desde 1966, quando a seleção caiu ainda na primeira fase. O técnico Sebastião Lazaroni manteve-se fiel ao grupo que venceu a Copa América no ano anterior e chamou praticamente os mesmos jogadores, mesmo aqueles que não atravessavam bom momento.

Até Romário, à época recuperando-se de uma complicada cirurgia, foi convocado. A seleção passou pelas eliminatórias sem grande dificuldade, apesar do triste episódio da "fogueteira Rosimeiry" na partida contra o Chile, no Maracanã.

O papelão dos chilenos, que abandonaram o campo com o goleiro Rojas fingindo estar ferido, facilitou as coisas para o Brasil. Antes do início da Copa do Mundo, os jogadores entraram em atrito com os dirigentes por discordarem dos valores da premiação. E o Brasil, que deveria ficar concentrado em Milão, na última hora foi mandado para Turim.

Pela primeira vez, os familiares dos jogadores tiveram livre acesso à concentração da seleção. O hotel brasileiro transformou-se em uma passarela de parentes, convidados, empresários e dirigentes. Já a imprensa esportiva, boicotada por criticar a equipe, não podia entrar na concentração.

Em campo, Lazaroni tentou inovar - lançou Mauro Galvão como líbero, transformou os laterais em alas e adotou um esquema europeu. A tática não deu certo, o time ficou muito defensivo, e o técnico não conseguiu escalar a dupla de atacantes que gostaria (Bebeto e Romário).

Os dois primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo foram duros. Com um futebol fraco e defensivo, a seleção venceu Suécia (2 a 1) e Costa Rica (1 a 0) sem convencer. Criticado e pressionado, Lazaroni viu alguns de seus reservas, como Renato Gaúcho e Aldair, se rebelarem, exigindo um lugar na equipe titular.

Em vez de se concentrarem no torneio, os jogadores conversavam com empresários sobre transferências para o futebol europeu. O próprio Lazaroni definia sua ida para a Fiorentina em plena disputa do Mundial.

Depois de outra vitória suada, 1 a 0 sobre a fraca seleção da Escócia, o Brasil bateu de frente com seu maior rival nas oitavas de final. Diante da Argentina, fez seu melhor jogo em todo o campeonato. Criou chances de gol, acertou a trave três vezes e marcou bem. Entretanto, no único lance em que teve liberdade, Maradona deixou Caniggia livre para fazer o gol da vitória.

A derrota precoce, mas merecida, mostrou ao Brasil que era preciso mais do que tradição e bons jogadores para conquistar um título mundial. O tempo provaria, quatro anos mais tarde, que a seleção de 1990 tinha um elenco talentoso, mas mal preparado, sem organização e dominado por vaidades pessoais.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
4
Gols marcados
4
Gols sofridos
2
Jogadores que marcaram
2
Cartões amarelos
7
  • "O Brasil não perdeu a Copa de 90 fora do campo. Perdeu por incompetência de alguns jogadores." Romário comenta as razões da campanha ruim da seleção na Itália

Data Fase Jogos
10/06/1990 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 1 Suécia - Bandeira Suécia
16/06/1990 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 Costa Rica - Bandeira Costa Rica
20/06/1990 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 Escócia - Bandeira Escócia
24/06/1990 Oitavas Brasil Brasil - Bandeira 0 x 1 Argentina - Bandeira Argentina

Siga UOL Copa do Mundo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host