Seleção canarinho vence a Copa e decreta fim do complexo de vira-latas

Brasão do Brasil

Brasil Seleção canarinho vence a Copa e decreta fim do "complexo de vira-latas"

Na Copa da Suécia, o Brasil finalmente superou o trauma de 1950 e se tornou campeão do mundo. Com um futebol ofensivo, a seleção venceu cinco das seis partidas, marcou 16 gols e sofreu apenas quatro.

Na estreia, contra a Áustria, a seleção não jogou tão bem, mas mesmo assim conseguiu vencer por 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos. Na segunda rodada, o único empate, um 0 a 0 contra a Inglaterra - o primeiro jogo sem gols da história das Copas.

Para a terceira partida, contra a forte equipe da União Sovética, o técnico Vicente Feola resolveu mexer no time, colocando os atacantes Garrincha e Pelé. Três minutos bastaram para mostrar do que essa equipe era capaz.

Uma bola na trave, dois chutes bem defendidos pelo lendário goleiro Yashin e um gol de Vavá. Tudo isso sem a União Soviética conseguir passar do meio de campo. O Brasil pressionou tanto que conseguiu outro gol, aos 31min do segundo tempo, novamente com Vavá.

Contra o País de Gales, nas quartas de final, o Brasil teve o seu jogo mais complicado. O sistema defensivo britânico só caiu após uma jogada genial de Pelé, que chapelou um zagueiro na área antes de fazer o seu primeiro gol em Mundiais.

A França, adversária das semifinais, era apontada como uma das melhores seleções da Copa. Tinha um ataque fantástico, comandado pelo artilheiro Just Fontaine. Mas foi o Brasil quem abriu o placar logo no primeiro minuto, com Vavá.

Fontaine empatou em seguida, mas Didi recolocou a seleção brasileira na frente. No segundo tempo, Pelé desequilibrou. Deu um baile na defesa francesa, fez três gols e garantiu a presença brasileira na decisão.

A final foi disputada contra a Suécia, dona da casa. O Brasil entrou em campo com o uniforme azul, já que na véspera havia perdido o sorteio. De amarelo, a Suécia achou o seu primeiro gol logo aos 4min. Quatro minutos depois, Vavá empatou. Aos 32min, novamente Vavá virou o placar.

Melhor em campo, o Brasil continuou infernizando a defesa sueca. Pelé marcou o terceiro gol logo no começo do segundo tempo. Zagallo, aos 23min, fez o quarto gol. Simonsson ainda descontou, mas Pelé fez mais um e deu números finais à partida: 5 a 2.

Emocionados, os brasileiros deram a volta olímpica no gramado e foram aplaudidos pela torcida sueca. Pelé chorava copiosamente, assim como todos os jogadores da equipe que conquistou o mundo. O Brasil inteiro podia, enfim, soltar o grito de campeão.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
6
Gols marcados
16
Gols sofridos
4
Chutes a gol na decisão
46
Concentração antes da Copa
20 dias
  • "Vamos lá, acabou a moleza, vamos encher esses gringos de gols" Didi, após o Brasil sofrer o primeiro gol da seleção sueca na decisão do título mundial em 1958

Data Fase Jogos
08/06/1958 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 3 x 0 Áustria - Bandeira Áustria
11/06/1958 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 0 x 0 Inglaterra - Bandeira Inglaterra
15/06/1958 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 0 União Soviética - Bandeira União Soviética
19/06/1958 Quartas Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 País de Gales - Bandeira País de Gales
24/06/1958 Semifinal Brasil Brasil - Bandeira 5 x 2 França - Bandeira França
29/06/1958 Final Suécia Suécia - Bandeira 2 x 5 Brasil - Bandeira Brasil

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host