Navas, Neuer e Romero disputam prêmio de melhor goleiro da Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

    Keylor Navas, Manuel Neuer e Sergio Romero

    Keylor Navas, Manuel Neuer e Sergio Romero

Os finalistas da Copa Manuel Neuer (Alemanha) e Sergio Romero (Argentina) disputam com o costarriquenho Keylor Navas o prêmio Luva de Ouro, de melhor goleiro da Copa do Mundo, anunciou a Fifa nesta sexta-feira (11).

Navas é o único finalista que não chegou pelo menos à semifinal do Mundial. A Costa Rica foi eliminada uma fase antes, nas quartas, pela Holanda, na disputa por pênaltis. Antes, o time da América Central superou o "grupo da morte", contra Uruguai, Itália e Inglaterra, para avançar às oitavas, onde eliminou a Grécia nos pênaltis.

O goleiro do Levante foi um dos maiores destaques da equipe, particularmente na eliminação diante da Holanda. Eleito três vezes o melhor jogador da partida, inclusive contra a Holanda, ele fez 21 defesas para sua equipe durante a Copa.

Já Neuer chegou a 25 defesas, segundo estatísticas da Fifa, e completou 202 passes. Seu rival na decisão do Mundial é Sergio Romero, que ganhou notoriedade ao pegar dois pênaltis na semifinal contra a Holanda e classificar a Argentina. O goleiro do Mônaco fez 15 defesas na Copa e ficou quatro das seis partidas da Argentina, incluindo as três do mata-mata, sem tomar gol.

Navas, que jogou um jogo a menos que os rivais, levou apenas dois gols na Copa, contra três de Romero e quatro de Neuer. O goleiro costarriquenho ganhou tanto destaque na campanha histórica de sua seleção, que chegou pela primeira vez às quartas de final, que batizou um estádio em Pérez Zeledón, cidade onde nasceu.

Ausências

Alguns goleiros que se destacaram na Copa do Mundo e salvaram suas seleções em determinados jogos ficaram de fora da lista de finalistas da Fifa. Foram os casos do americano Tim Howard, o mexicano Guillermo Ochoa, o argelino Rais M'Bolhi, o nigeriano Vincent Enyeama, o chileno Claudio Bravo e o belga Thibaut Courtois.

Howard virou herói nos Estados Unidos mesmo com a eliminação diante da Bélgica, nas oitavas de final. Na partida, ele bateu o recorde de defesas em um mesmo jogo da Copa, com 16. Foi eleito o homem do jogo nessa partida e também contra Portugal, na primeira fase. Virou ídolo nacional nos Estados Unidos, recebendo ligação até de Obama.

Já Ochoa e Bravo seguraram o ataque do Brasil em jogos da primeira fase e das oitavas de final, respectivamente, enquanto Rais, Eneyama e Courtois, com suas atuações, quase levaram suas seleções mais longe no Mundial.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos