Final da Copa terá árbitro italiano que já apitou dois jogos da Argentina

Rodrigo Mattos e Fernando Duarte

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa anunciou nesta sexta-feira o árbitro da final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. O italiano Nicola Rizzoli, que já atuou em outras duas partidas dos sul-americanos no Mundial, foi o escolhido para apitar a partida no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.

Rizzoli comandará seu quarto jogo nesta Copa do Mundo, sendo o terceiro da Argentina. Esteve nas vitórias dos hermanos sobre a Nigéria, na primeira fase, e sobre a Bélgica, pelas quartas de final. Também apitou a goleada da Holanda sobre a Espanha. Na decisão, será novamente auxiliado por seus compatriotas Renato Faverani e Andrea Stefani.

"É o máximo que um árbitro pode esperar. É um sonho apitar uma final do Maracanã. Comecei com 16 anos. Não é apenas minha experiência, mas todos que me ensinaram desde o início. Vou representar Itália neste momento. É fantástico. Não sei como explicar de outra forma", afirmou o árbitro italiano.

Com 42 anos, Rizzoli é um árbitro de prestígio no futebol europeu. Ele foi o árbitro da final da Liga dos Campeões de 2013, vencida pelo Bayern de Munique no duelo alemão contra o Borussia Dortmund.

Os italianos integravam uma lista de 15 trios pré-selecionados pela Fifa para os últimos quatro jogos do Mundial. A entidade diz que leva em conta na decisão critérios técnicos, físicos e médicos.

Com a eliminação brasileira na semifinal, havia a expectativa de que o árbitro Sandro Meira Ricci e seus auxiliares, Emerson de Carvalho e Marcelo van Gasse, pudessem participar da decisão, o que acabou não se confirmando.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos