Patrocinador dá motivo extra para Neymar perseguir a artilharia da Copa

Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

Passar pelo Chile neste sábado, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final do Mundial, vale para Neymar seguir na briga pela artilharia da Copa do Mundo, além de manter vivo o sonho de ser campeão. E, caso termine a competição como goleador, o atacante brasileiro vai engordar sua conta bancária. Isso porque o contrato com a Nike prevê um bônus pela conquista da artilharia.

Com quatro gols em três partidas, o brasileiro está empatado com o argentino Messi e o alemão Müller. Cinco pessoas que conhecem a cláusula contratual confirmaram ao UOL Esporte que o atacante receberá um prêmio em dinheiro se for artilheiro da Copa. O valor, porém, não foi revelado. Ele corresponde a aproximadamente 10% do total do contrato.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Nike informou que "não divulga informações de contrato respeitadas por cláusulas de confidencialidade".

Neymar é a principal aposta da empresa americana para o futebol nos próximos anos. Ao lado de Rooney, 28 anos, e Cristiano Ronaldo, 29, o brasileiro é estrela da campanha mundial da fabricante de material esportivo lançada antes da Copa do Mundo. O brasileiro foi único do trio que segue no torneio. 

O acordo com a Nike também prevê uma variação na quantia paga ao atacante, dependendo do time em que ele joga e de ser titular em 70% das partidas, o que vale também para a seleção brasileira. Hoje, Neymar recebe o máximo que poderia ganhar no quesito clube, pois o Barcelona está no grupo das equipes com maior visibilidade no mercado, segundo o ranking da empresa.

Neymar é patrocinado pela Nike desde 2007. Há dois anos, teve seu contrato renovado. Em abril, o presidente da multinacional no Brasil afirmou ao UOL Esporte que ideia da empresa é repetir com o atacante o modelo de parceria que tem até hoje com Ronaldo.

"Esse seria o sonho (um contrato vitalício). A Nike quer o Neymar para a vida toda", afirmou Cristian Corsi, presidente da multinacional no Brasil.

Quando era jogador, o "Fênomeno" tinha um contrato renovado automaticamente a cada dez anos, caso não houvesse desacordo entre as partes, o que nunca ocorreu. No auge, o ex-atacante só perdia para jogador de basquete Michael Jordan como contrato mais caro de atleta. Até hoje ele ainda tem sua imagem ligada à empresa. Participa de campanhas publicitárias e eventos da marca. Uma das salas do escritório da Nike em São Paulo leva seu nome.

Assim como ocorreu com Ronaldo, a relação entre a empresa e Neymar começou cedo, quando ele tinha 15 anos. O contrato atual é valido pelo menos até depois da Copa de 2018, na Rússia.

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