Desfalque contra o Chile em 2010, Elano bota fé em Neymar e Felipão

Vanderlei Lima e Danilo Valentini

Do UOL, em São Paulo

  • Stuart Franklin/Getty Images

    Elano, autor do terceiro gol do Brasil contra a Costa do Marfim, na Copa-2010

    Elano, autor do terceiro gol do Brasil contra a Costa do Marfim, na Copa-2010

A frustração de estar preso no departamento médico às vésperas de um confronto contra o Chile pelas oitavas-de-final de uma Copa do Mundo já é coisa do passado para Elano. O meia do Flamengo, que há quatro anos viu uma lesão no tornozelo o impedir de jogar mais do que duas partidas na competição, se vê agora em uma situação mais confortável: sentado no sofá de casa, analisando todas as partidas do Mundial e chegando a conclusão que a seleção brasileira está no caminho certo para buscar o hexa que ele não teve o gosto de conquistar na África do Sul.

"A seleção está crescendo no momento importante, na hora certa, crescendo na hora da decisão, e tem tudo para a seleção ganhar essa Copa do Mundo", analisa Elano, de 33 anos. Titular de Dunga em 2010, só saiu do time pela contusão sofrida contra a Costa do Marfim. Depois daquilo, viu sua chance de voltar à seleção minguar. Assistir ao Mundial como torcedor, porém, não parece incomodá-lo.

"Estou tendo uma experiência nova. Eu tive, quando menino, a chance de acompanhar aos jogos dentro de casa e depois pude presenciar a Copa do Mundo jogando. Agora, vendo de outra maneira, olhando a Copa do Mundo, podendo ver que já tive a situação de dentro e hoje vendo de fora, eu estou muito contente porque é uma alegria muito grande ver uma Copa do Mundo no nosso país", compara o meia, que destaca como característica principal da competição o equilíbrio entre as equipes.

"A Copa está muito nivelada. Fisicamente todas as seleções evoluíram. A dificuldade de vencer um jogo é muito grande", avalia Elano, que vê uma leve superioridade demonstrada apenas pela Holanda até agora. Mesmo assim, o jogador acredita que não é possível cravar um favorito. Muito em razão do que outras seleções mostraram até agora.

"Se você for olhar em todos os jogos neste momento quem teve mais regularidade foi a Holanda, mas eu acredito também que a França com esses jogadores novos também é bem forte. Como também é o Uruguai, com uma classificação com dificuldades", disse Elano, que considera a suspensão de Luis Suárez como um fator que pode impulsionar a Celeste a partir de agora. "Eu acho que o Uruguai ganhou muita força por tudo que aconteceu nesse momento."

Mas e o Brasil? "O Brasil é sempre favorito, e se chegar à final acredito que não perde", aposta o ex-jogador de Guarani, Santos, Shakthar Donetsk, Manchester City e Grêmio e que desde o início do ano defende o Flamengo. Com tanta experiência, Elano tem na ponta da língua a resposta para explicar tanta confiança na seleção.

"O Felipão é um cara vitorioso nestes confrontos de mata-mata, mesmo nos clubes. Então eu fico na torcida e espero que dê tudo certo", disse Elano, que também conhece como poucos aquele que ele considera ser o fator decisivo para o Brasil atingir seu objetivo.

Companheiro de Neymar quando voltou ao Santos, Elano tem certeza que o camisa 10 do Brasil vai empurrar a equipe para o título. Simplesmente por considera-lo melhor que o 10 da Argentina.

"Eu vejo o Neymar um pouco à frente do Messi nesta Copa, porque o Neymar é mais participativo do jogo, com frequência, com passes, com a bola, dribles e chutes", afirmou Elano, confiante de que verá tudo dar certo a partir do sofá da sua casa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos