David Luiz é o 3º melhor jogador da Copa em ranking da Fifa

Do UOL, em São Paulo

David Luiz terminou a primeira fase da Copa do Mundo como o 3º melhor jogador. A indicação foi feita pelo ranking do site da Fifa, que tem critérios estatísticos para atribuir uma nota para cada atleta que entrou em campo.

Com a nota de 9,69, o zagueiro fica atrás do líder James Rodriguez, da Colômbia, com a nota 9,79, e de Ivan Perisic, da Croácia, que levou a nota 9,74. Neymar, na 8ª colocação, com 9,52, e Thiago Silva, o 9º, com 9,5, são os outros donos de casa no top 10. Messi é o 11º.

De acordo com a entidade, a liderança do colombiano se explica com chutes de média distância, o que aumenta a sua mira e efetividade. O exemplo dado pelo ranking é que só um chute entre os 11 que ele deu não atingiu o gol. A alta taxa de passes certos, assistências e cruzamentos são outros atributos decisivos.

A explicação da Fifa para colocar um atleta de um time eliminado como vice-líder é o fato de cinco dos seis chutes terem sido dados de dentro da área. "Em outras palavras, ele estava pegando as posições certas e dando mais chance de marcar", afirma a matéria.

Já Messi fica fora do top 10, apesar de ser um dos artilheiros da competição com quatro gols, por causa de muitos chutes terem sido dado de fora da área, o que diminui a chance de vencer o goleiro.

1º James Rodriguez, da Colômbia, com 9.79
2º Ivan Perisic, da Croácia, com 9,74
3º David Luiz, do Brasil, com 9,69
4º Karim Benzema, da França, com 9,65
5º Arjen Robben, da Holanda, com 9,62
6º Daniel Va Buyten, da Bélgica, com 9,58
7º Xherdan Shaqiri, da Suíça, com 9,55
8º Neymar, do Brasil, com 9,52
9º Thiago Silva, do Brasil, com 9,5
10º Mamadou Sakho, da França, com 9,47

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos