Técnico de Gana diz que ambiente ruim na equipe influenciou em eliminação

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O técnico de Gana, James Kwesi Appiah, afirmou que o péssimo ambiente de sua equipe prejudicou muito o desempenho dos jogadores na Copa do Mundo de 2014. Eliminada com apenas um ponto, a seleção africana se despede do Brasil após a derrota por 2 a 1 para Portugal em Brasília e diversos problemas de relacionamento.

Os atletas chegaram até a ameaçar uma greve caso o bicho não fosse pago em dinheiro. Para solucionar isso, US$ 3 milhões foram enviados à concentração dos atletas na véspera do jogo desta quinta-feira contra Portugal.  Além disso, a federação tinha divulgado comunicados nesta quinta-feira informando que os astros de sua seleção  Sulley Ali Muntari e Kevin-Prince Boateng tinham sido suspensos da seleção por tempo indeterminado

"Bom, a decisão de enviar dois jogadores para casa hoje de manhã tem a ver com questões disciplinares. Nesse nível, você tem olhar a equipe e não apenas um jogador, por isso essa decisão foi tomada hoje pela manhã. Esses incidentes acontecem, e aconteceram há alguns dias. É sempre importante tomar uma decisão e eu achei que não impactou. Os jogadores jogadores jogaram bem e acho que não afetou o time.", disse ele em coletiva de imprensa

Antes, porém, ao Sportv, ele já tinha falado que o clima de sua equipe não era dos melhores. "Realmente, o nosso ambiente não foi bom. Nem pudemos treinar na terça-feira por causa dos problemas. Mas temos bons jogadores e tentamos vencer os problemas".

Depois, na coletiva de imprensa, afirmou que Muntari e Boateng poderão ser convocados novamente para Gana mesmo após os problemas. Tudo depende dos próprios atletas tentarem corrigir o seu erro.

"Essa questão para eles envolveu apenas uma suspensão. Depende deles, se desempenharem sues papéis bem podem ser convidados para a seleção novamente".

Gana se despede ainda na primeira fase após ter chegado às quartas de final na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Naquela ocasião, o time foi eliminado diante do Uruguai no polêmico jogo em que Luiz Suárez defendeu um chute do ganês com a mão em cima da linha. O treinador destaca que precisou reconstruir a equipe em relação à última competição e que pretende continuar à frente da equipe. 

"Todos os técnicos cogitam de ficar focado só no jogo e não em outras questões, então é claro que a situação não foi adequada e agradável. Sobre meu trabalho, meu contrato ainda não treinou e quero continuar construindo essa equipe para o futuro".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos